Benefícios

Aposentadoria pode ser solicitada na internet? veja

Saiba quais serviços bancários você pode acessar sem sair de casa

Aposentadoria pode ser solicitada na internet? veja. Nos tempos em que a internet move o mundo, saber como pedir sua aposentadoria pela internet não parece uma realidade tão distante, não é mesmo?

Desde 2018, existe o MEU INSS. Essa plataforma tem o objetivo de facilitar ao segurado o pedido de inúmeros benefícios e até mesmo aposentadoria. Ele pode ser acessado tanto pelo site como pelos aplicativos disponíveis da PlayStore ou AppStore.

Para o segurado que tem toda a documentação em mãos, organizada e completa, realizar a solicitação pela plataforma pode facilitar a vida desse trabalhador. Porém, não realizar o procedimento de forma correta pode trazer algumas dores de cabeça e, em alguns casos, até mesmo ter que solicitar novamente o benefício junto ao INSS.

Se continuar acompanhando este artigo, ensinaremos a você o passo a passo sobre como pedir a aposentadoria pela internet.

Como pedir a aposentadoria pela internet: MEU INSS

Antes de aprender como pedir aposentadoria pela internet pelo MEU INSS, é preciso realizar alguns procedimentos. O primeiro diz respeito ao cadastro na plataforma. Se você ainda não tem o seu, indicamos a leitura do artigo sobre como criar um cadastro no MEU INSS.

Outro ponto crucial é verificar se todos os tempos de contribuição estão corretos no CNIS. Isso porque muitas vezes existem períodos que podem não estar no sistema do INSS ou, ainda, não estarem corretos. Isso poderá interferir no cálculo da aposentadoria. Por isso a orientação é fazer essa conferência antes de começar o procedimento.

Realizar o cálculo de aposentadoria pode ser fundamental antes de solicitar o benefício. Assim é possível identificar para qual regra você já cumpre os requisitos. Já comentamos aqui no blog a importância de realizar um cálculo previdenciário completo antes de solicitar o seu benefício.

Outra dica é ter toda documentação já digitalizada em seu computador. Isso facilita no momento de anexar os documentos. Com a documentação em mãos, cadastro feito na plataforma e a certeza de que tudo está completo, podemos seguir com o passo a passo.

1º passo: selecione a opção “pedir aposentadoria”

Dentro no sistema, haverá vários ícones para selecionar. Escolha o que menciona PEDIR APOSENTADORIA. Importante salientar que dentro desse menu terá aposentadoria por idade, aposentadoria por tempo de contribuição, dentre outras.

Aqui você precisa saber a modalidade de aposentadoria que irá solicitar pela internet e uma pode ser mais benéfica do que a outra. Por isso, é importante saber qual trará mais benefícios no seu caso.

2º passo: escolha a modalidade da aposentadoria

Como já dito, em se tratando de aposentadoria, é fundamental saber qual delas atende seu perfil para não travar o 2º passo. O segurado pode pedir aposentadoria por tempo de contribuição ou por idade, seja ela urbana ou rural. Também, aposentadoria da pessoa com deficiência, além daquelas concedidas em outros países que possuam acordo internacional celebrado com o Brasil.

3º passo: responda às informações solicitadas

Escolhida a modalidade de aposentadoria pela internet, a plataforma realizará alguns questionamentos a fim de complementar seu benefício. Por exemplo, se você possui tempo especial, rural, fora do país, se já trabalhou como funcionário público civil ou militar, ou como professor.

Feito isso, o INSS irá perguntar se você autoriza os dados e se deseja alterar a data que ingressou com o pedido para o dia em que verdadeiramente alcançou os requisitos para o benefício. Responda SIM.

4º passo: preencha os dados e anexe os documentos

Hora de enviar toda a documentação que comprova a veracidade de todos os dados que preencheu e respondeu até aqui. Mantenha todos os documentos que contenham sua história de contribuições separados e organizados próximo a você. Se possível, já tenha todos esses documentos escaneados.

É possível escanear os documentos utilizando a câmera do celular. As imagens precisam ficar nítidas. Existem muitos aplicativos totalmente gratuitos que realizam esse tipo de procedimento. Os documentos para se aposentar, via de regra, são:

  • Cópia da identidade e CPF ou CNH (importante que o RG possua o CPF impresso, caso contrário, deverá ser anexado o cartão do CPF também);
  • Carteira de Trabalho com o histórico dos empregadores;
  • CNIS – Cadastro Nacional de Informações Sociais, que constam todas as contribuições e valores do segurado;
  • Comprovante de Residência;
  • Requerimento por escrito;
  • Comprovantes de períodos de atividade especial, no exterior e rural.

A plataforma possui uma limitação de 50MB para envio de arquivos. Fique atento. Toda documentação que tenha seu histórico de segurado é preciosa para obter sua aposentadoria, assim, se surgir alguma dúvida sobre o documento, encaminhe-o da mesma maneira. Melhor pecar pelo excesso do que a falta dele, não é mesmo?

5º passo: finalizar a operação

Encerrando o protocolo, será necessário informar o CEP de sua residência para que a plataforma indique o posto de atendimento da Previdência Social mais próximo.

Também aparecerá um campo para informações bancárias. Se você fez tudo certo até aqui, estará aparecendo agora em sua tela o resumo de todas as informações que prestou e solicitação da confirmação de que as declarações são todas verdadeiras. Selecione a caixa que diz que leu e confirma as informações acima, em seguida clique em avançar.

Seu pedido foi concluído com sucesso e agora é só acompanhar na plataforma do Meu INSS a análise de aposentadoria e se o seu pedido será concedido ou negado pelo instituto.

celular meu inss
celular meu inss

Importância de um profissional especialista na área previdenciária

Neste conteúdo você aprendeu como pedir a aposentadoria pela internet. Como foi possível perceber, por mais que o procedimento possa parecer simples, é preciso ficar atento aos detalhes. Por isso, tenha todos os documentos em mãos, confira o CNIS e faça seu cálculo de aposentadoria.

Se você tiver alguma dúvida no procedimento ou sobre qual aposentadoria escolher, busque a ajuda de um profissional da área previdenciária. Esse profissional pode auxiliar no planejamento do seu benefício, verificação dos cálculos previdenciários e do correto período de contribuição.

Este conteúdo faz parte de uma série que ensina sobre o funcionamento da plataforma MEU INSS, incluindo como pedir aposentadoria pela internet. O nosso objetivo é levar informação aos segurados para que eles possam lutar pelos seus direitos.

Fonte: Carbonera & Tomazini Advogados | Aposentadoria Especial Parceiro MixVale

To Top