Economia

Dow Jones e S&P avançam conforme cronograma sobre vacina entra em foco

Por Stephen Culp

NOVA YORK (Reuters) – O S&P 500 avançou nesta sexta-feira, à medida que uma maior clareza em relação ao cronograma para o desenvolvimento de uma vacina contra o coronavírus e dados de vendas no varejo muito melhores do que o esperado trouxeram os compradores de volta aos mercados acionários.

O índice Dow Jones também se juntou ao S&P 500 e terminou em alta, com ambos os índices interrompendo uma sequência de três pregões de queda, causada pela interrupção de testes com potenciais vacinas e pelo imbróglio em Washington sobre um novo pacote de alívio durante a pandemia. No entanto, o Nasdaq encerrou a sessão em leve baixa.

Mesmo assim, todos os índices registraram ganhos na semana.

A Pfizer Inc <PFE.N> anunciou que poderia solicitar uma autorização nos EUA para a vacina contra a Covid-19, que está desenvolvendo com a parceira alemã BioNTech <22UAy.F>, já em novembro. Os papéis da Pfizer avançaram 3,8%.

“Os dois motores do mercado de mais alto nível são o cronograma da vacina e o otimismo quanto a um estímulo”, disse Ross Mayfield, estrategista de investimentos da Baird em Louisville, Kentucky. “Às vezes, o mercado verifica a realidade de que, mesmo que recebamos uma vacina no início do próximo ano, esse cronograma é incrivelmente agressivo e otimista.”

As vendas no varejo nos EUA <USRSL=ECI> em setembro ultrapassaram as expectativas dos analistas e o sentimento do consumidor para o mês atual surpreendeu positivamente, de acordo com dois relatórios econômicos separados.

Mas, com o estímulo anterior tendo vencido, as perspectivas são incertas, a menos que Washington consiga alcançar um acordo em torno de uma nova rodada de auxílio fiscal.

Sob o âmbito do estímulo fiscal, o secretário do Tesouro dos EUA, Steven Mnuchin, disse à presidente da Câmara dos Deputados do país, Nancy Pelosi, que o presidente Donald Trump “interviria” com o líder da maioria no Senado, Mitch McConnell, se um acordo fosse alcançado em torno de um novo pacote de alívio da pandemia.

O líder republicano da Câmara, Kevin McCarthy, no entanto, disse não esperar um acordo antes das eleições de 3 de novembro enquanto Pelosi estiver envolvida.

O Dow Jones <.DJI> encerrou em alta de 0,39%, aos 28.606,31 pontos, o S&P 500 <.SPX> teve alta de 0,01%, aos 3.483,81 pontos, e o Nasdaq <.IXIC> teve queda de 0,36%, aos 11.671,56 pontos.

tagreuters.com2020binary_LYNXMPEG9F1UG-BASEIMAGE

To Top