Glencore negocia com montadoras e fabricantes de baterias sobre níquel, diz CEO

Ivan Glasenberg, presidente-executivo da Glencore

Por Helen Reid e Tanisha Heiberg

JOHANESBURGO (Reuters) – O presidente-executivo da Glencore, Ivan Glasenberg, disse nesta sexta-feira que a companhia está em negociações com montadoras de veículos e fabricantes de baterias sobre níquel– um componente chave para baterias de veículos elétricos.

O CEO da Tesla, Elon Musk, pediu no final de julho que empresas de mineração produzam mais níquel e de maneira eficiente e ambientalmente correta para atender à demanda do setor de carros elétricos.

“Muita gente do setor de automóveis e gente do setor de baterias está conversando conosco sobre níquel”, disse Glasenberg, ao falar durante evento de mineração do Financial Times.

A Glencore assinou neste ano um acordo com a Tesla para fornecer a ela cobalto extraído no Congo.

A Glencore produziu 121 mil toneladas de níquel em 2019 e vendeu 181 mil toneladas por meio de seu negócio de comercialização. A empresa possui minas de níquel na Austrália, Canadá e Nova Caledônia, além de uma refinaria do produto na Noruega.

A mineradora já fornece cobalto metálico de sua mina de Murrin Murrin, na Austrália, de níquel-cobalto, para a montadora alemã BMW.

tagreuters.com2020binary_LYNXMPEG9F1RY-BASEIMAGE