Onde chega meu cartão do Bolsa Família após fazer inscrição?

Programa Bolsa Família Cartão Benefício
Programa Bolsa Família Cartão Benefício NIS

Onde chega meu cartão do Bolsa Família após fazer inscrição? Muitas pessoas acham que logo após fazer o cadastramento no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, já recebem o cartão do Bolsa Família.

Porém, isso é um grande engano. As únicas famílias que recebem o cartão são as famílias contempladas pelo benefícios. E para isso elas precisam se adequar as exigências do programa, cumprir as condicionalidades e estarem dentro do perfil de famílias em situação de vulnerabilidade sócio-econômica.

Sendo assim, só essas famílias é que recebem o cartão do Bolsa Família para o recebimento do benefício. Mas ainda existe uma dúvida, onde esse cartão chega?

Vamos ficar sabendo logo abaixo:

O Cartão do Bolsa Família chega no seu Endereço

O seu endereço informado no Cadastro Único deve ser preenchido corretamente para que o seu cartão chegue no seu endereço. Essa é a principal maneira de o cartão chegar até as suas mãos. Por isso, o endereço deve estar correto e qualquer mudança de endereço deve ser informada o quanto antes ao setor específico do Bolsa Família no município. O cartão chega por meio de correspondência entregue pelos Correios e apresenta uma carta com algumas informações sobre o Bolsa Família e dentro dela o Cartão do Bolsa Família.

O Cartão do Bolsa Família chega na Caixa Econômica Federal

O cartão do Bolsa Família também pode chegar diretamente na agência da Caixa Econômica Federal e ser retirado lá pelo Responsável Familiar e Beneficiário. Isso acontece geralmente quando o endereço não é encontrado pelos Correios ou caso você tenha optado por receber diretamente na agência. A Caixa como principal parceiro do Cadastro Único, fica responsável durante um curto prazo e a família deve retirar o quanto antes.

Atenção – O Cartão não chega nas Sedes do Bolsa Família

Até hoje ainda existem pessoas que procura as sedes do Bolsa Família ou Cadastro Único para saber se o cartão chegou ou não. Entretanto, o cartão do Bolsa Família não chega na sede do programa. Essa é uma maneira de evitar fraudes, problemas e até mesmo por questões de segurança.

Cartão do Bolsa Família não chegou – O que fazer?

O cartão do beneficiário chega logo após a família ser contemplada com o benefício, ou seja, logo após ela ter direito e a primeira parcela já ser liberada. Assim, por questões de tempo de entrega e outros fatores, possa ser que o cartão não chegue a tempo de a família receber o primeiro pagamento. Porém, a família pode se dirigir a sede do Bolsa Família no seu município para pegar o número do NIS e logo após se dirigir a Caixa Econômica Federal com documentos de identificação e o NIS para recebimento do pagamento no dia correto de acordo com o final do NIS e o calendário de pagamentos.

Dessa forma, nenhuma família terá prejuízo caso o seu cartão não tenha chegado. Ela poderá receber normalmente o benefício e aguardar até a chegada do Cartão.

Lembrando que o cartão também pode ser solicitado em uma agência da Caixa ou diretamente pelo 0800.

Fonte www.consultabolsafamilia.com.br