Economia

Vice-chair do Fed diz que recuperação econômica dos EUA tem um “longo caminho a percorrer”

(Reuters) – A economia dos Estados Unidos está se recuperando fortemente após ter sofrido um grande golpe por causa da pandemia do coronavírus, mas pode demorar mais um ano antes que a atividade retorne aos níveis anteriores à crise e ainda mais tempo para o mercado de trabalho recuperar o terreno perdido, disse nesta segunda-feira o vice-chair do Federal Reserve (Fed, banco central dos EUA), Richard Clarida.

A pandemia jogou a economia dos EUA em um “buraco muito profundo”, afirmou Clarida. Embora a atividade econômica provavelmente tenha se recuperado fortemente no terceiro trimestre, a perspectiva é “incomumente incerta”, acrescentou.

“Embora a recuperação desde o colapso da atividade econômica tenha sido robusta, não podemos esquecer que a recuperação econômica total da recessão da Covid-19 ainda tem um longo caminho a percorrer”, disse Clarida em comentários preparados para um evento virtual organizado para a American Bankers Association Convention.

A taxa de desemprego dos EUA caiu significativamente para 7,9%, de uma máxima de 14,7% observada no início da primavera no país, mas pode não recuar abaixo de 4% novamente até o final de 2023, de acordo com as projeções do Fed.

Clarida disse que mais políticas monetária e fiscal são necessárias para apoiar a economia ao longo da retomada e afirmou que o Fed continuará a fazer sua parte.

“Falando pelo Fed, posso garantir que estamos comprometidos em usar toda a nossa gama de ferramentas para apoiar a economia e ajudar a garantir que a recuperação deste período difícil seja a mais robusta e rápida possível”, disse Clarida.

tagreuters.com2020binary_LYNXMPEG9I1FN-BASEIMAGE

To Top