Benefícios

CNH grátis está sendo usada como iscas aos brasileiros em novo golpe

CNH grátis está sendo usada como iscas aos brasileiros em novo golpe. Golpistas criaram mais uma isca para atrair usuários do WhatsApp para páginas web fraudulentas: uma inscrição falsa para a obtenção de uma carteira de habilitação grátis. Caso acesse o site fraudulento, a vítima é induzida a compartilhar o link com outros dez amigos ou grupos no WhatsApp, disseminando o golpe.  por Altieres Rohr.

Segundo a PSafe, fabricante do antivírus de celular DFNDR, 270 mil brasileiros usuários que utilizam o DFNDR receberam o golpe em uma semana. A empresa estima que a fraude pode ter chegado a até três milhões de pessoas que não utilizam o produto.

CNH DETRAN
Foto: Adriana Toffetti/A7 Press/Folhapress)

A página maliciosa promete a inscrição no programa de “CNH social”, que cobre os custos envolvidos na obtenção do documento. Embora o programa de CNH social ou CNH popular exista, ele só está disponível em alguns estados e com restrições, mas é aí que a página fraudulenta começa a mentir: os golpistas escreveram que as “inscrições” valem para todos os estados e não mencionam nenhuma restrição sobre quem pode receber o benefício.

Para se “inscrever”, a vítima deve fornecer seu nome completo, data de nascimento e estado no qual reside. Após confirmar a inscrição e compartilhar a fraude com seus contatos, a vítima é levada a uma página no Facebook que já possui milhares de compartilhamentos e curtidas. A página traz informações sobre outros programas sociais, como o Bolsa Família. Tudo, porém, é falso e não tem qualquer ligação com canais oficiais do governo.

De acordo com a PSafe, o objetivo dos criminosos nesta fraude é coletar informações para aplicar novos golpes no futuro ou mesmo vender as informações pessoais das vítimas. Sendo assim, quem forneceu suas informações na página falsa deve redobrar a cautela para não cair nas fraudes que podem chegar. Fonte G1

(Foto: DFNDR Lab/PSafe)

To Top