Economia

Estoques de petróleo dos EUA disparam com aumento de produção, diz AIE

Por David Gaffen

(Reuters) – Os estoques de petróleo dos Estados Unidos avançaram na semana passada, diante de um aumento semanal recorde de produção, enquanto as reservas de gasolina e produtos derivados diminuíram, disse a Administração de Informações sobre Energia (AIE) nesta quarta-feira.

De acordo com os dados do governo norte-americano, os estoques de petróleo tiveram alta de 4,3 milhões de barris na semana até 23 de outubro, atingindo 492,4 milhões de barris, nível muito superior ao esperado pelo mercado –pesquisa da Reuters com analistas indicava expectativas de um aumento de 1,2 milhão de barris.

A produção local disparou para o maior nível desde julho, a 11,1 milhões de barris por dia (bpd), impulsionada por um aumento semanal recorde de 1,2 milhão de bpd, mostraram os dados.

Parte do resultado ocorre pela retomada de algumas instalações “offshore” após a passagem do furacão Delta, mas analistas temem que a disparada possa resultar em um excesso de oferta.

“A produção doméstica de petróleo subiu de maneira absurda. Isso não é bom, já que indica que teremos muito petróleo sendo bombeado por muito tempo”, disse Robert Yawger, diretor de Futuros de Energia do Mizuho.

Os estoques de gasolina dos EUA registraram queda de 892 mil barris na última semana, totalizando 226,1 milhões de barris, disse a AIE, em linha com as expectativas do mercado.

Já os estoques de derivados, que incluem diesel e óleo combustível para aquecimento, recuaram em 4,5 milhões de barris, ante expectativas de uma queda de cerca de 2,1 milhões de barris, segundo a AIE.

tagreuters.com2020binary_LYNXMPEG9R1MO-BASEIMAGE

To Top