Economy

UE deve intensificar combate à Covid-19, alerta Comissão vendo pico de infecções

Por Francesco Guarascio

BRUXELAS (Reuters) – A Comissão Europeia propôs nesta quarta-feira uma série de medidas novas para combater a pandemia de Covid-19 na União Europeia, dizendo que o novo pico de infecções no continente é “alarmante”.

Agora que a Europa voltou a ser o epicentro mundial da pandemia, o Executivo da UE exortou os 27 governos do bloco a fazerem mais, e de maneira mais coordenada, contra o vírus.

“O relaxamento de medidas aplicadas durante os meses de verão nem sempre foi acompanhado de passos para criar uma capacidade de reação suficiente”, alertou a Comissão em um comunicado que é parte de sua proposta formal de ação para os governos da UE.

Para rastrear melhor a disseminação das infecções, Bruxelas disse que os governos da UE deveriam coordenar suas estratégias de exames e fazer um uso mais amplo dos exames rápidos de antígeno, apesar de o suprimento global destes kits estar diminuindo.

A Comissão alertou que a “escassez atual da capacidade de exames” exige uma ação rápida.

Na semana passada, a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, disse que o Executivo da UE direcionará 100 milhões de euros para comprar até 22 milhões de exames de antígeno para atender as “necessidades imediatas” dos países do bloco. Agora a entidade está exortando os Estados a comprarem mais através de um esquema de aquisição conjunta.

Ela ainda disse que os Estados deveriam ter exigências de exame comuns para o ingresso de viajantes, incluindo exames na chegada se estes não estiverem disponíveis no país de origem, e pediu regras coordenadas para quarentenas.

Para evitar os riscos de novas carências de equipamento médico, o que assombrou o bloco no início da pandemia, na primavera local, a Comissão disse que adotou uma aquisição conjunta para materiais necessários para vacinar pessoas, como seringas e desinfetantes.

Ela também prorrogou para abril uma suspensão temporária de tarifas alfandegárias e impostos sobre a venda de equipamento médico importado.

tagreuters.com2020binary_LYNXMPEG9R15L-BASEIMAGE

To Top