Economia

Wall St cai 3%, Dow Jones recua às mínimas do fim de julho com pandemia

Por Herbert Lash

NOVA YORK (Reuters) – As ações dos Estados Unidos despencaram nesta quarta-feira, com o índice Dow Jones encerrando nas mínimas observadas pela última vez ao fim de julho, enquanto os casos de coronavírus disparavam globalmente e os investidores também se preocupavam com a possibilidade de uma eleição presidencial norte-americana ser contestada na próxima semana.

A crescente pandemia e o fracasso de Washington em alcançar um acordo em torno de um novo estímulo fiscal antes das eleições de 3 de novembro levaram todos os três índices de ações a fecharem em queda de quase 3%.

Doze Estados norte-americanos registraram recordes de pacientes com a Covid-19 hospitalizados nesta terça-feira, enquanto a Alemanha e a França anunciaram planos de interrupção de grandes áreas da vida pública por um mês, enquanto a pandemia aumentava em toda a Europa.

“Obviamente, o vírus está fora de controle. Está aumentando, é ruim”, disse Eric Kuby, diretor de investimentos da North Star Investment Management Corp em Chicago. “O conceito de que… vai desaparecer é apenas uma suposição errada.”

Ações de hotéis, companhias aéreas e outras empresas sensíveis às incertezas relacionadas à Covid-19 afundaram no pregão. O índice S&P 1500 das companhias aéreas e ações relacionadas ao lazer caíram, e o índice de energia recuou com a queda dos preços do petróleo devido aos temores de uma queda mais profunda na demanda por combustível.

Faltando apenas seis dias para as eleições, o índice do medo de Wall Street atingiu sua máxima desde 15 de junho. Preocupações de que um vencedor presidencial possa não ser declarado na noite de 3 de novembro também estimularam um grande “sell-off”.

Os investidores estão preocupados com vários resultados potenciais: que a eleição possa ser contestada; que uma “onda azul” dê a Biden uma vitória e seu controle democrata do Congresso; ou que Trump seja reeleito, disse Chris Zaccarelli, diretor de investimentos da Independent Advisor Alliance em Charlotte, Carolina do Norte.

“Enquanto as pessoas analisam os prováveis ​​cenários do que poderia ocorrer com a eleição, não há uma boa resposta no curto prazo”, disse ele.

As perdas foram generalizadas, com os papéis tecnológicos pesando mais.

Grandes empresas de tecnologia, como a Apple, Alphabet, Amazon e Facebook, que devem divulgar os resultados trimestrais na quinta-feira, caíram cerca 3% ou mais, e foram as que mais pesaram no S&P 500.

O Dow Jones recuou 3,43%, para 26.519,95 pontos, o S&P 500 perdeu 3,53%, para 3.271,03 pontos, e o Nasdaq recuou 3,73%, aos 11.004,868 pontos.

(Reportagem adicional de Medha Singh e Shivani Kumaresan em Bengaluru; Sinead Carew, Lewis Krauskopf e Stephen Culp em Nova York)

tagreuters.com2020binary_LYNXMPEG9R1TD-BASEIMAGE

To Top