Economia

3R Petroleum precifica IPO abaixo da faixa estimada, movimenta R$690 mi

SÃO PAULO (Reuters) – A 3R Petroleum, companhia especializada na operação de campos maduros de petróleo, precificou nesta segunda-feira sua oferta inicial de ações (IPO) a 21 reais cada, abaixo da faixa estimada pelos coordenadores, de 24,50 a 31,50 reais por papel.

A operação, que movimentou 690 milhões de reais, consiste apenas da emissão de ações novas, recursos que serão usados pela companhia para comprar mais campos de petróleo da Petrobras, pagar por aquisições já feitas e ampliar a posição de caixa no polo de Macau.

Formada em fevereiro de 2014 pelos sócios Ricardo Savini e Daniel Soares, a 3R posteriormente agregou como acionistas um grupo de executivos brasileiros e noruegueses da indústria de petróleo por meio do veículo de investimentos DBO.

O fundo Starboard tem 52,3% do capital da 3R. O veículo da Starboard que tem participação no negócio tem entre os sócios o fundo de private equity Apollo.

Em maio, sócios da empresa emitiram 708 milhões de reais em debêntures, compradas pelo BTG Pactual. Com os recursos, a companhia comprou da Petrobras campos de exploração no Rio Grande do Norte: Macau, Aratum, Serra, Salina Cristal, Porto Carão, Lagoa Aroeira.

(Por Aluísio Alves)

To Top