Economia

UE está confiante em encontrar solução para bloqueio de orçamento e fundo de recuperação

Por Jan Strupczewski

BRUXELAS (Reuters) – A presidência alemã da União Europeia demonstrou confiança nesta terça-feira de que encontrará uma solução ao bloqueio de Polônia e Hungria ao pacote financeiro de 1,8 trilhão de euros da UE necessário para reavivar a economia afetada pela pandemia de Covid-19.

“Há tanto dinheiro envolvido que tantos países na União Europeia precisam e estamos aguardando, não só precisamos de uma solução como precisamos dela rápido”, disse o ministro das Relações Exteriores da Alemanha, Heiko Maas, cujo país detém a presidência rotativa da UE. “Tenho certeza de que conseguiremos fazer isso.”

O ministro francês para Europa Clement Beaune também estava confiante, afirmando nesta segunda-feira: “Uma solução será encontrada nas próximas semanas, a França está totalmente envolvida para encontrar uma.”

O ministro alemão para Europa, Michael Roth, pediu aos dois países nesta terça-feira que ajam de forma responsável diante das perdas econômicas provocadas pela pandemia.

“Não é o momento de vetos, mas de agir rapidamente e no espírito da solidariedade”, disse Roth antes de videoconferências com seus pares da UE.

Budapeste e Varsóvia vetaram na segunda-feira a adoção do Orçamento de 1,1 trilhão de euros da UE para 2021 a 2027 e o fundo de recuperação de 750 bilhões de euros porque a lei orçamentária inclui uma cláusula que torna o acesso ao dinheiro condicional ao respeito do Estado de direito.

Como tanto o orçamento quanto o fundo de recuperação precisam do suporte unânime de todos os 27 países da UE, sem o consentimento da Polônia e da Hungria nenhum país receberá dinheiro nos próximos anos.

(Reportagem adicional de Sabine Siebold, Kirsti Knolle em Berlim e Marcin Goclowski e Pawel Florkiewicz em Varsóvia)

tagreuters.com2020binary_LYNXMPEGAG0NF-BASEIMAGE

To Top