Como solicitar as parcelas do Seguro Desemprego na Internet?
Benefícios

Como solicitar as parcelas do Seguro Desemprego na Internet?

seguro desemprego

Como solicitar as parcelas do Seguro Desemprego na Internet? Mais de 56% dos requerimentos ocorreram pela Carteira de Trabalho Digital e portal EmpregaBrasil, desenvolvidos pela Dataprev

Dados de outubro divulgados pela Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia (Seprt-ME) mostram que dos 5.912.022 de pedidos, 3.339.528 foram feitos de forma on-line. O aumento é impactante em relação à 2019 quando apenas 1,7% dos pedidos foram feitos pela internet.

O seguro-desemprego é um dos benefícios da Seguridade Social que tem a finalidade de garantir assistência financeira temporária ao trabalhador dispensado sem justa causa. O valor é calculado com base nos últimos três salários do trabalhador, não podendo ser inferior ao salário-mínimo e nem ultrapassar o teto, hoje em R$ 1.813,03.

carteira do trabalho e dinheiro
carteira do trabalho e dinheiro

Carteira de trabalho Digital

Aproximadamente 73% dos pedidos de seguro-desemprego nos canais digitais foram feitos por meio do aplicativo da Carteira de Trabalho Digital, que concentrou 2.452.166 requerimentos até o final de outubro. 

Iniciativa da Seprt-ME e desenvolvida pela Dataprev, o aplicativo teve mais de 216 milhões de acessos até setembro. Nota-se, sobretudo, um aumento exponencial em virtude da pandemia da covid-19. A média de acessos ao aplicativo foi de 25,8 milhões, número 400% maior que os 6,4 milhões registrados em março deste ano, quando a Organização Mundial de Saúde (OMS) classificou a pandemia.

Mais facilidade

Além de solicitar o seguro-desemprego, o aplicativo permite que o cidadão consulte as informações de contratos de trabalho atuais e antigos e solicite e acompanhe o andamento da concessão de benefícios como o Benefício Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda (BEm) e o abono salarial.

Iniciativa premiada, a Carteira de Trabalho Digital está alinhada com a política de Transformação Digital do Estado e busca oferecer mais eficiência e melhores serviços à população.

A ferramenta usa as informações das bases de dados federais. Por isso, é fundamental que o empregador esteja em dia com o registro de informações trabalhistas no e-Social para que o trabalhador possa usufruir da ferramenta.

To Top