Benefícios

Pente Fino do INSS na pandemia mira pagamento Pensões

Pente Fino do INSS na pandemia mira pagamento Pensões. O INSS está convocando 1,7 milhão de beneficiários a apresentar os documentos que serviram de base para a concessão de seus benefícios e, de acordo com advogados especializados em direito previdenciário, pensionistas idosos estão na mira do instituto.]

As notificações começaram em agosto e são enviadas por meio de carta de cumprimento de exigência. Há casos em que o governo cobra a apresentação de documentos de mais de cinco décadas, e o segurado tem 60 dias para apresentá-los. Caso não cumpra a exigência no prazo estipulado, o pensionista pode ter o benefício suspenso.

Adriane Bramante, presidente do IBDP (Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário), afirma que o prazo para o INSS rever os benefícios é de dez anos, exceto se houver algum indício de fraude, mas diz estar recebendo muitos casos de pensionistas com benefício concedido há décadas.

Médicos do INSS
RIO DE JANEIRO, RJ 25.09.2020: INSS-SERVIÇOS – Em atendimento a Recurso da Advocacia-Geral da União (AGU), o Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1) determinou que médicos peritos do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que não compõem grupos de risco para a covid-19 devem retornar aos locais de atendimento para desenvolver trabalho presencial. Movimentação na área externa da agência do INSS situada em Copacabana, zona sul da cidade, nesta sexta-feira (25). Esta agência de Copacabana está apta para retomar com atendimento presencial. (Foto: Andre Melo Andrade/Immagini/Folhapress)

Como o de uma viúva de 92 anos, de Candelária (RS), que recebe pensão por morte há 40 anos e, após carta do INSS, terá de apresentar RG, CPF, certidão de casamento e de óbito e carteira profissional do marido.

Outro caso relatado pelo IBDP é de uma pensionista com 85 anos de São Paulo, que recebe o benefício há 52 anos e tem 60 dias para apresentar documentos que ela acredita que o marido nunca teve.

Adriane diz que é fundamental cumprir a exigência, apresentando ao INSS o que tiver em mãos. Se não for possível, a advogada orienta fazer uma declaração de cumprimento de exigência, informando que não possui o documento solicitado.

O INSS afirma que as convocações estão relacionadas “a pendência cadastral” e o cumprimento da exigência poderá ser feito no aplicativo ou site Meu INSS.

To Top