X

Ampliado pela Caixa a margem do empréstimo consignado ao INSS

Ampliado pela Caixa a margem do empréstimo consignado ao INSS. A Caixa Econômica Federal ampliou de 30% para 35% a margem do consignado para aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).

O novo limite vai valer até o final de 2020 para contratos novos e para renovações, afirma o banco.
Com o empréstimo consignado, os valores das prestações são iguais durante o contrato e descontados diretamente do benefício.
A ampliação da margem de crédito pela Caixa segue na mesma direção de outros bancos. O INSS publicou regra permitindo o aumento do limite. Banco do Brasil, Bradesco, Itaú e Santander confirmaram o aumento.

A Febraban (federação de bancos) informou que as instituições adaptaram seus sistemas às novas regras e o público já pode solicitar o empréstimo maior.

A norma do INSS também mantém a possibilidade de acréscimo de cinco pontos percentuais por meio do cartão de crédito consignado, permitindo que aposentados e pensionistas possam comprometer até 40% dos seus benefícios para pagar as parcelas da dívida. Antes, a margem total (considerando empréstimo e cartão) era de 35%.

Relacionadas

A Caixa diz que, para contratos novos, renovações ou portabilidade, é possível usar um prazo de carência de até 90 dias para começar a pagar as prestações.

Aplicativo do Celular Auxílio Emergencial

O prazo do contrato original também pode ser aumentado na renovação, seja para diminuir o valor das parcelas ou para aumentar o valor do crédito a receber.

Beneficiários do INSS que possuem o empréstimo consignado contratado em outro banco podem pedir a portabilidade da operação de crédito. Após a transferência do empréstimo, o saldo devedor é quitado junto ao banco original e passa a vigorar na Caixa. O cliente recebe o crédito do valor restante da operação.

O valor máximo do empréstimo vai depender do valor do benefício recebido.
Para contratar ou renovar o consignado, não é preciso ir às agências, diz a Caixa. O processo pode ser feito pelos canais digitais ou por meio de um Correspondente Caixa Aqui Negocial. (LD)