Economia

Embraer e EDP Brasil fazem parceria em pesquisa de avião elétrico

SÃO PAULO (Reuters) – A Embraer informou nesta sexta-feira que fez parceria com o grupo de energia EDP Brasil para o desenvolvimento de uma aeronave de propulsão 100% elétrica que tem um primeiro voo previsto para o próximo ano.

A EDP Brasil fez um “aporte financeiro para a aquisição da solução de tecnologia de armazenamento de energia e recarga do avião demonstrador de tecnologia de propulsão 100% elétrica, que utiliza um EMB-203 Ipanema como plataforma de testes”, afirmou a Embraer em comunicado à imprensa.

O valor do investimento da EDP Brasil não foi revelado.

Além da EDP Brasil, a Embraer tem parceria com a fabricante brasileira de motores elétricos Weg, formalizada em maio do ano passado.

Segundo a Embraer, a parceria com a EDP Brasil envolve “pesquisa em torno do armazenamento de energia de alta tensão”.

Os estudos para o desenvolvimento de um avião movido a eletricidade ocorrem em um momento em que as rivais maiores Airbus e Boeing avaliam o uso de tecnologia de propulsão híbrida (elétrica e a combustão) para a próxima geração de aviões, disse o presidente da Air Lease Corp AL.N, Steven Udvar-Hazy, durante um fórum do setor nesta semana.

A Airbus afirmou no ano passado que estava considerando produzir um avião híbrido até 2035, e a Rolls-Royce anunciou em março que espera que aviões com propulsão híbrida possam transportar cerca de 100 pessoas em voos comerciais até 2029.

(Por Alberto Alerigi Jr.)

tagreuters.com2020binary_LYNXMPEGAJ0RV-BASEIMAGE

To Top