Economia

Biden deve escolher Yellen como 1ª mulher no comando do Tesouro dos EUA, dizem aliados

WASHINGTON (Reuters) – O presidente eleito dos Estados Unidos, Joe Biden, deve escolher a ex-chair do Federal Reserve Janet Yellen como secretária do Tesouro norte-americano, segundo dois aliados democratas.

Um porta-voz da campanha de Biden não quis comentar. Contatada por telefone, Yellen também não quis comentar.

Yellen, de 74 anos, seria a primeira mulher a chefiar o Tesouro, e a escolha de Biden representa um movimento em direção a uma experiente formuladora de política econômica, respeitada pelo Congresso, autoridades financeiras internacionais, interesses progressistas e também empresariais.

O Wall Street Journal informou nesta segunda-feira que Biden planejava escolher Yellen.

Yellen defendeu aumento nos gastos do governo para impulsionar a economia dos EUA após a profunda recessão provocada pelo coronavírus e frequentemente citou a crescente desigualdade econômica no país como uma ameaça aos valores da América e a seu futuro.

No Tesouro, ela teria um papel importante em influenciar a política fiscal e tributária dos EUA, ferramentas que ela não tinha no Fed, instituição que comandou de 2014 a 2018. Yellen foi vice-chair de 2010 a 2014.

Filha de um médico de família e de uma professora do ensino fundamental no Brooklyn, Yellen obteve o doutorado em Economia em Yale e lecionou a disciplina na Universidade da Califórnia, Berkeley, na Universidade de Harvard e na London School of Economics (LSE).

(Reportagem de David Lawder e Trevor Hunnicutt; reportagem adicional de Tim Ahmann e Eric Beech)

tagreuters.com2020binary_LYNXMPEGAM1GF-BASEIMAGE

To Top