Benefícios

Bolsa Família tem novo Golpe para as famílias de baixa renda

Bolsa Família tem novo Golpe para as famílias de baixa renda. Um novo golpe disseminado via rede social promete o pagamento de R$ 350 para a compra de material escolar a beneficiários do programa Bolsa Família. De acordo com Dfndr lab, laboratório especializado em segurança digital da PSafe, o link falso está ativo e já foi acessado ou compartilhado mais de um milhão de vezes. Por dia, são registrados mais de 70 mil novos acessos.

Como funciona o golpe

O golpe está sendo disseminado pelo WhatsApp por quatro links diferentes. Ao clicar na mensagem falsa, o usuário é incentivado a responder a uma pesquisa com três perguntas: “Você já tem o Bolsa Família?”; “Você está com seu cadastro em dia?”; ‘Possui Cartão Cidadão para realizar o saque do benefício?”.

Independentemente das respostas, o golpe informa que o usuário tem direito a receber o falso benefício. Mas, para isso, ele precisa compartilhar o link do ataque com seus contatos do WhatsApp.

A vítima também é induzida a conceder permissão para receber futuras notificações com outros golpes e, depois, é direcionada a páginas falsas para visualizar publicidades fraudulentas. Para dar mais veracidade ao golpe, comentários falsos de supostos usuários contemplados pelo bônus são exibidos.

— É bastante comum que os cibercriminosos se aproveitem de períodos e situações específicas, como épocas festivas, promoções de grandes marcas ou até a situação socioeconômica do país, para criar golpes com temáticas personalizadas e com maior tendência viral — explicou Emilio Simoni, diretor do Dfndr lab: — Com a aproximação de volta às aulas, não foi diferente. Neste caso, os golpistas utilizam indevidamente o programa Bolsa Família, voltado para a população de baixa renda, a fim de atrair esse público que, eventualmente, possa ter alguma dificuldade financeira na compra de material escolar para os filhos.

Como se proteger

– Tenha cuidado ao clicar em links compartilhados via WhatsApp ou redes sociais.

– Sempre verifique as informações compartilhadas nos sites oficiais das empresas e desconfie de promoções, brindes e descontos.

– Utilize aplicativos de segurança e antivírus no celular, de preferência, com a função de detecção automática de phishing em aplicativos de mensagem e redes sociais. Fonte Jornal Extra

To Top