Agro

Risco de coronavírus para consumidores de congelados é “muito baixo”, diz China

PEQUIM (Reuters) – O risco de que consumidores contraiam o coronavírus de produtos da cadeia de alimentos congelados é “muito baixo”, disse nesta quarta-feira uma autoridade sênior da China, após o país ampliar as inspeções de produtos importados e irritar parceiros comerciais.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) também já havia dito que o risco de infecção por Covid-19 por meio de alimentos congelados é baixo.

A triagem realizada pela China com esses produtos, que incluem congelados e outros itens perecíveis que precisam ser mantidos resfriados, desacelerou o comércio.

“O risco de consumidores contraírem o coronavírus por meio do contato geral com produtos da cadeia de alimentos congelados e suas embalagens externas é muito baixo”, disse Li Ning, vice-diretor do Centro Nacional de Avaliação de Risco de Segurança Alimentar da China, citando medidas tomadas pelas autoridades para evitar a transmissão do vírus por produtos.

As avaliações dos produtos congelados indicaram uma taxa de detecção de 0,48/10.000, segundo autoridades locais.

Mas Li afirmou em entrevista coletiva que o risco de infecção ainda existe e que entre os mais expostos estão os “manuseadores, que entram em contato repetidamente com as embalagens externas de alimentos congelados importados em um ambiente particular”.

(Reportagem de Hallie Gu, Roxanne Liu e Shivani Singh)

tagreuters.com2020binary_LYNXMPEGAO1J5-BASEIMAGE

To Top