Asia

Governo da Índia convida agricultores em protesto para negociação na quinta-feira

Por Danish Siddiqui e Nidhi Verma

NOVA DÉLHI (Reuters) – O governo da Índia convidou no sábado os líderes dos sindicatos de agricultores em protesto para conversas na próxima semana para tratar das preocupações sobre novas leis que buscam desregulamentar o grande setor agrícola do país.

Os agricultores chegaram em caminhões, ônibus e tratores no sábado à fronteira de Singhu em Délhi com o Estado de Haryana e bloquearam a principal rodovia do norte para a capital. Eles gritavam slogans contra o governo do primeiro-ministro Narendra Modi e agitavam bandeiras vermelhas, amarelas e verdes dos sindicatos.

O governo mobilizou centenas policiais e paramilitares em resposta.

“Garanto aos agricultores que protestam que o governo da Índia está disposto a conversar sobre seus problemas. Representantes dos agricultores foram convidados para uma discussão no dia 3 de dezembro”, disse o ministro do Interior, Amit Shah, em comunicado no sábado.

A oferta ocorre um dia depois de um acordo de que os fazendeiros poderiam se manifestar na capital, em meio a protestos contra leis que os fazendeiros temem que possam lhes tirar os preços mínimos garantidos de seus produtos.

To Top