Economia

Isa Cteep anuncia aquisição da transmissora Piratininga-Bandeirantes por R$1,6 bi

SÃO PAULO (Reuters) – A elétrica Isa Cteep anunciou nesta quarta-feira que celebrou acordo para a aquisição da transmissora de energia Piratininga-Bandeirantes, em negócio de 1,594 bilhão de reais, de acordo com fato relevante.

A transação, que foi fechada com os fundos de investimento Wire e Kavom, prevê a compra por via direta e indireta da totalidade das ações da Piratininga-Bandeirantes. A operação indireta, segundo a Cteep, ocorrerá por meio da aquisição da totalidade das ações de sua controladora, a SF Energia.

A Cteep, transmissora controlada pela colombiana Isa, afirmou que o valor do negócio envolve 292 milhões de reais em dívida líquida, estimados com data-base em 31 de dezembro deste ano.

“A estrutura de capital dessa aquisição deve se dar por aproximadamente 20% em recursos próprios e aproximadamente 80% via captações no mercado de capitais, incluindo o refinanciamento da dívida atual”, disse a empresa.

A companhia destacou que a Piratininga-Bandeirantes possui a concessão para operar uma linha de transmissão subterrânea de 30 quilômetros em São Paulo, cujo funcionamento teve início em abril deste ano e conecta duas subestações da Isa Cteep, em contrato válido até 2046.

“A companhia espera incorporar este ativo e operar com acréscimo marginal de custo considerando as sinergias com as operações atuais”, afirmou a Cteep.

“Essa transação reforça a estratégia da companhia de crescimento com geração de valor sustentável com o compromisso de criação de valor com investimentos em projetos que contribuem para a expansão do sistema de transmissão de energia elétrica do Brasil”, acrescentou.

A operação está condicionada à aprovação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e dos acionistas da Isa Cteep.

(Por Gabriel Araujo)

tagreuters.com2020binary_LYNXMPEGB11TL-BASEIMAGE

To Top