Agro

Canadá tem menor safra de canola em 5 anos, mas produção de trigo dispara

Por Rod Nickel

WINNIPEG (Reuters) – Os agricultores do Canadá colheram a menor safra de canola do país em cinco anos, mas atingiram a maior produção de trigo desde 2013, disse a Statistics Canada em sua estimativa final para este ano.

A produção de canola foi projetada em 18,7 milhões de toneladas, queda de 4,5% em relação ao ano anterior e abaixo das expectativas do mercado.

A cifra representa uma redução de quase 700 mil toneladas frente à estimativa anterior da Statscan, divulgada em setembro. A agência governamental citou condições secas nas Pradarias Canadenses no final do período de desenvolvimento, o que reduziu as produtividades.

Os contratos futuros da canola alcançaram máximas de sete anos nas últimas semanas, parte de um rali global de oleaginosas refletindo preocupações com as safras de soja da América do Sul e as fortes compras realizadas pela China. O Canadá é o maior produtor e exportador global de canola.

Por outro lado, a Statscan fixou a safra de todas as variedades de trigo do país em 35,2 milhões de toneladas, a maior produção em sete anos e acima do esperado por operadores e analistas.

A produção de trigo “durum”, utilizado na produção de massas, atingiu o maior nível em quatro anos, enquanto a safra de trigo de primavera recuou levemente em relação a 2019, mas ainda assim foi a segunda maior em sete anos.

As estimativas da Statscan têm como base uma pesquisa com produtores.

(Reportagem de Rod Nickel, em Winnipeg, e David Ljunggren e Dale Smith, em Ottawa)

tagreuters.com2020binary_LYNXMPEGB21PU-BASEIMAGE

To Top