“Meu INSS”, desenvolvido pela Dataprev, recebe reconhecimento internacional
Benefícios

“Meu INSS”, desenvolvido pela Dataprev, recebe reconhecimento internacional

meu inss celular

“Meu INSS”, desenvolvido pela Dataprev, recebe reconhecimento internacional. Plataforma recebeu Menção Especial do Júri no Prêmio de Boas Práticas das Américas 2020, promovido pela IASS

A Plataforma “Meus INSS”, desenvolvida pela Dataprev para o INSS, recebeu reconhecimento internacional da Associação Internacional de Seguridade Social (IASS) no Prêmio de Boas Práticas das Américas 2020. A iniciativa, que oferece acesso a mais de 90 serviços, recebeu Certificado de Mérito com Menção Especial do Júri e Certificado de Mérito.

Os prêmios, que reconhecem boas práticas na administração de seguridade social realizadas pelas organizações membros da ISSA, foram anunciados durante a Cúpula Virtual das Américas na última quinta-feira (3). Em razão da pandemia de covid-19, no entanto, INSS e Dataprev só receberão os certificados no Fórum de Seguridade Social das Américas, que ocorrerá na Costa Rica em dezembro de 2021. 

Para o presidente da Dataprev, Gustavo Canuto, o reconhecimento é recebido com satisfação e mostra o quanto estamos avançando na política de Transformação Digital do Estado. Ao mesmo tempo, reforça o papel da empresa no processo. “Fica claro, mais uma vez, o quanto a tecnologia é um caminho importante para fazer o País avançar na gestão de suas políticas sociais e alcançar de forma rápida e segura quem realmente precisa e tem direito”, afirmou. “Possibilitar meios para isso é a essência da Dataprev”, ressaltou o presidente.

Além do reconhecimento intencional, os “cases” inscritos pelo INSS e Dataprev passam a integrar o banco de Boas Práticas da IASS e ficam disponíveis para consulta de todos os países membros.

Meu INSS

O Meu INSS é fruto da parceria tecnológica entre o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) do Ministério da Economia e a Dataprev. Lançado em 2019, o aplicativo está em constantes melhorias para garantir o rápido e correto atendimento ao público.

Todos os serviços que não exigem a presença física do segurado foram transformados em digitais. Entre eles: solicitações de aposentadorias, salário-maternidade, pensões, Certidão de Tempo de Contribuição e extratos previdenciário e de empréstimo consignado.

Pelo Meu INSS, o trabalhador consegue saber também se tem direito à aposentadoria por idade ou por tempo de contribuição e qual será a previsão de renda mensal pelas regras válidas atualmente, utilizando o simulador. A ferramenta realiza uma busca automática de todas as informações e dados de vínculos registrados nos sistemas do INSS.

To Top