Benefícios

Prova de Vida INSS

A prova de vida INSS (Instituto do Seguro Social) está suspensa e será exigida apenas em 2021.

De acordo com uma portaria publicada no final de novembro, está suspensa a prova de vida para benefícios que dependem do recadastramento dela para receber o benefício.

Ainda segundo a publicação, serão pagos benefícios em dezembro e janeiro de 2021 sem essa exigência.

A lei prevê que anualmente, todos os beneficiários do INSS devem comprovar ao Governo que estão vivos.

Essa comprovação acontece presencialmente em uma das agências do INSS, em instituições bancárias em que o aposentado ou pensionista recebe o benefício, em consulados e embaixadas ou na casa do beneficiário que tenha alguma dificuldade para se locomover.

impressao digital
impressao digital

Comprovação de vida no banco

O segurado que quiser ou, eventualmente, for ao banco, poderá realizar a comprovação de que está vivo, de acordo com o INSS e a Febraban (Federação Brasileira de bancos).

A Febraban menciona que os bancos mantiveram o atendimento aos beneficiários que estejam interessados em renovar suas senhas.

Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Santander, Itaú e Bradesco confirmaram que pensionistas e aposentados do INSS podem fazer os procedimentos direto nas agências.

No entanto, alguns bancos orientam que há um horário especial para o atendimento a esse público.

Como se sabe, a suspensão da prova de vida ocorreu em março, quando começaram as medidas de isolamento social para conter a covid-19, doença causada pelo novo coronavírus.

Recadastramento prova de vida

A Secretaria de Gestão e Desempenho de Pessoal também publicou instruções normativas no Diário Oficial, determinando as orientações referentes ao processo de recadastramento dos aposentados, pensionistas e anistiados políticos civis.

Com essa instrução, a prova de vida INSS fica suspensa até 31 de janeiro de 2021. A norma ainda garante que essa suspensão não irá afetar o recebimento do benefício ou proventos dos beneficiários.

Fonte Tudo Sobre INSS Parceiro MixVale

To Top