Benefícios

Inscrição online no Cadastro Único: Todos podem fazer no programa?

Inscrição online no Cadastro Único: Todos podem fazer no programa? O Cadastro Único, CadÚnico, reúne uma série de informações sobre famílias brasileiras em situação de vulnerabilidade social. O governo federal usa para definir quem pode participar de programas sociais, como Bolsa Família, Minha Casa Minha Vida, BPC etc.

No entanto, com a nova pandemia de coronavírus, muitos setores da sociedade não têm assistência face a face. Por exemplo, o Centro de Consultoria em Responsabilidade Social (CRAS) é responsável pelo cadastro de uma única agência cadastral. Isso dificulta a coleta de dados em famílias de baixa renda, retardando a inclusão dessas pessoas nas políticas previdenciárias.

Por conta disso, o cadastro único tornou-se, completamente, 100% DIGITAL! Uma inscrição mais rápida e prática, ainda mais se pensarmos que ele é essencial para ser elegível para receber o auxílio emergencial.

Qual o motivo de fazer o Cadastro Único Digital?

A ideia de criar um CadÚnico virtual é dar mais agilidade e segurança no cadastro no período pós-pandêmico, mas também garantir a continuidade dos serviços sem interrupção. Os dados serão sistematizados de forma digital, segura e livre de fraudes.

A senadora que apesentou a proposta de criar um cadastro único online disse:

“Caso tivéssemos um cadastro único nacional, em momentos de calamidade pública como o que vivemos, agilizaria a localização do público exato dos auxílios, evitando-se fraudes”, explicou a senadora. Portanto, segundo ela, a implantação do sistema nacional do CadÚnico digital é necessária e urgente.

O deputado disse ainda que cerca de 46 milhões de brasileiros estão em situação de desvantagem. Esse número mostra que quase um quarto da população não está sob a supervisão do governo federal. Eles são chamados de cidadãos “invisíveis”.

Essas pessoas, geralmente, estão com os CPFs suspensos, cancelados, nulos ou categorizados como irregulares perante a Justiça. O que dificulta o acesso a benefícios sociais, isso é preocupante porque inibe totalmente o exercício da cidadania, uma vez que não terão condições mínimas para sobrevivência.

Aplicativo Meu CadÚnico
Aplicativo Meu CadÚnico

Cadastro no CadÚnico, como fazer?

Você pode estar inscrito no banco de dados do governo e nem saber disso. Mas, existe uma maneira de saber se está ou não inscrito no Cadastro Único.

Você poderá consultar através do aplicativo “Meu CadÚnico”: disponível para download grátis nas lojas Google Play e Apple Store. Após a instalação, basta a pessoa inserir os seguintes dados: nome completo, data de nascimento, nome da mãe, estado.

CadÚnico por telefone, disque: pelo 0800 707 2003, o cidadão pode tirar dúvidas sobre o programa e outros benefícios sociais do governo. A ligação é gratuita quando realizada de telefone fixo.

Já no site “Meu CadÚnico”: será preciso preencher o formulário com o nome completo, data de nascimento, nome da mãe, além de município e estado da residência para a consulta.

Fonte Tudo Sobre INSS Parceiro MixVale

To Top