Agro

Agricultores argentinos se reúnem com ministro para discutir exportação de milho

Por Maximilian Heath

BUENOS AIRES (Reuters) – Os produtores de milho da Argentina e o ministro da Agricultura do país realizaram uma importante reunião nesta quinta-feira, na qual os agricultores pediram que o governo repense a decisão de suspender temporariamente as exportações do cereal, disse à Reuters o presidente de uma entidade do setor.

Alberto Morelli, presidente da câmara Maizar, afirmou que o encontro com o ministro Luis Basterra e seus assessores terminou sem uma resolução ou prazo para uma resposta.

“Tivemos a reunião, conversamos e estamos aguardando”, disse Morelli. “Se isso não for o suficiente, teremos que continuar trabalhando. Fizemos o que tínhamos que fazer.”

O país sul-americano, terceiro maior exportador de milho do mundo, anunciou na semana passada uma suspensão de dois meses aos embarques do cereal, em tentativa de controlar os preços domésticos de alimentos em meio a uma longa recessão e à pandemia de Covid-19.

Na quarta-feira, as associações agrícolas CRA, SRA e Coninagro afirmaram que a medida é “prejudicial” tanto aos seus interesses quanto aos da Argentina, e que farão uma greve de 72 horas a partir de segunda-feira caso o presidente Alberto Fernández não reveja a decisão imediatamente.

Uma fonte do governo, que pediu para não ser identificada, confirmou que autoridades do Ministério da Agricultura se encontraram com representantes rurais e do setor agroexportador, mas não forneceu mais detalhes.

(Reportagem de Maximilian Heath)

tagreuters.com2021binary_LYNXMPEH061KS-BASEIMAGE

To Top