Benefícios

Caixa quer combater fraudes no FGTS

Caixa quer combater fraudes no FGTS. Caixa diz que intensificou junto com a PF a investigação de quadrilhas que usam informações pessoais de brasileiros para fraudar aplicativo através do celular do FGTS.

Caixa Econômica Federal adotou novas medidas para conter as ações de fraudadores do saque emergencial do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço). O banco afirma que trabalha junto com a Polícia Federal na investigação das quadrilhas que usam informações pessoais de brasileiros para fraudar o aplicativo Caixa Tem, usado para o depósito e a movimentação do benefício pela previdência social.

No download do aplicativo para ter acesso ao pagamento do FGTS, muitos trabalhadores têm se deparado com a informação de que o CPF (Cadastro de Pessoa Física) já foi cadastrado e o saque, efetuado na Cixa.  

FGTS: o saque emergencial começou a ser liberado em junho, de acordo com a data de aniversário, como medida para o enfrentamento da crise provocada pela pandemia de coronavírus. O valor máximo de recebimento é de R$ 1.045 e tem previsão de beneficiar 60 milhões de trabalhadores, num total de R$ 37,8 bilhões distribuídos. 

Por mais que não divulgue o número de pessoas afetadas pela fraude, a Caixa orienta as vítimas de golpe a procurar uma agência para contestar o saque, portando documento de identificação e CPF. Caso o pedido seja negado, é possível solicitar reanálise na agência.

A Caixa afirma também que implementou novos critérios de segurança, como validação digital de dados dos clientes e documental por imagem, monitoramento de cadastros e transações, além de intensificar atuação junto à PF na investigação dos grupos.

Uma dica é que os trabalhadores utilizem apenas os canais oficiais do banco para obter informações sobre FGTS Emergencial e o auxílio emergencial.

Principais cuidados que devem ser tomados no saque do FGTS

– O cliente deve estar sempre atento a qualquer atividade e situação não usual, e principalmente não clicar em links recebidos por SMS, WhatsApp ou redes sociais para acesso a contas e valores a receber.

– Desconfiar de informações sensacionalistas e de “oportunidades imperdíveis”.

– Não forneça senhas ou outros dados de acesso em outros sites ou aplicativos.

– Links suspeitos podem levar à instalação de programas espiões, que podem ficar ocultos no celular ou computador, coletando informações de navegação e dados do usuário.

– Utilizar sempre navegadores e softwares de antivírus atualizados.

– A Caixa jamais pede senha e assinatura eletrônica numa mesma página, sendo a assinatura digitada somente por meio da imagem do teclado virtual.

– A Caixa não envia SMS com link e só envia e-mails se o cliente autorizar.

To Top