Asia

EXCLUSIVO-Com obstáculos regulatórios, aprovação japonesa de vacina da Moderna é improvável até maio

Por Rocky Swift

TÓQUIO (Reuters) – É improvável que a vacina da Moderna contra Covid-19 receba aprovação no Japão até maio devido às exigências para ensaios clínicos locais, disse o distribuidor, lançando dúvidas sobre a implementação de vacinação em todo o país antes dos Jogos Olímpicos de Tóquio.

De olho nas Olimpíadas que começam no final de julho, o Japão garantiu os direitos de pelo menos 540 milhões de doses de vacinas contra Covid-19 de vários fabricantes ocidentais, a maior quantidade na Ásia e mais do que suficiente para sua população de 126 milhões.

Mas Tóquio enfrenta um grande obstáculo regulatório por causa dos requisitos para ensaios clínicos locais antes de solicitar a aprovação. Vários outros países aceleraram o processo de revisão para agilizar as inoculações em massa.

Um estudo japonês da vacina da Moderna, que já foi aprovada nos Estados Unidos, Europa, Canadá e Israel, deve começar neste mês. Masayuki Imagawa, chefe de vacinas no Japão da Takeda Pharmaceutical, disse à Reuters que provavelmente demoraria vários meses para concluir o teste e que obter a aprovação em maio era “o melhor cenário”.

A Takeda, maior farmacêutica do Japão, é um componente fundamental para o objetivo do primeiro-ministro Yoshihide Suga de ter vacinas suficientes para a população até junho, antes dos Jogos, atualmente programados para começar em 23 de julho.

Moderna não respondeu imediatamente a um pedido de comentário por e-mail. ]

(Por Rocky Swift; reportagem adicional de John Miller em Zurique)

tagreuters.com2021binary_LYNXMPEH060WX-BASEIMAGE

To Top