Benefícios

FIES pode ser renegociado até o dia 31 de janeiro

QuemoFiesfinancia

FIES pode ser renegociado até o dia 31 de janeiro. O prazo para renegociação do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) foi prorrogado até o dia 31 de janeiro de 2021. O Comitê Gestor do FIES (CG-FIES) decidiu estender o prazo, que terminaria na quinta-feira, dia 31, para que mais estudantes tivessem a oportunidade de renegociar suas dívidas.

Podem participar estudantes que possuam contratos firmados até o segundo semestre de 2017, com débitos vencidos e não pagos até 10 de julho de 2020, data em que foi publicada a Lei nº 14.024/2020, que criou o programa de regularização.

Os estudantes que se enquadrem nessa situação poderão renegociar a dívida, com desconto nos encargos moratórios, nas seguintes opções de liquidação:

  • quatro parcelas semestrais, até 31 de dezembro de 2022, ou
  • 24 parcelas mensais, com redução de 60% dos encargos e pagamento a partir de 31 de março de 2021.

Os parcelamentos feitos em 145 ou 175 parcelas mensais receberão redução de 40% e 25%, respectivamente, e os pagamentos começam a partir de janeiro de 2021, mantendo-se a data de aniversário do contrato. Caso a solicitação seja realizada após a data de aniversário, o primeiro pagamento será em fevereiro de 2021. A parcela mínima mensal é de R$ 200.

A opção de pagamento da liquidação em parcela única (saldo integral ou débito vencido), com redução de 100% dos encargos moratórios, não foi prorrogada.

Os estudantes interessados deverão solicitar a renegociação, dentro do prazo estipulado, por meio dos canais de atendimento disponibilizados por cada agente financeiro. Com a renegociação, o estudante e seu fiador voltam à condição de adimplência junto ao Fies e os agentes financeiros efetuarão a baixa da restrição junto aos órgãos de proteção ao crédito.

Na CAIXA, a renegociação pode ser solicitada pelo estudante de maneira rápida e simples pelo portal SIFES-Web: http://sifesweb.caixa.gov.br.

To Top