Economia

Ibovespa volta a superar 120 mil pontos com impulso de ações de commodities

SÃO PAULO (Reuters) – O mais importante índice da bolsa brasileira subia nesta quinta-feira, mais uma vez superando os 120 mil pontos no intradia, amparado por forte desempenho das ações de empresas ligadas a commodities, acompanhando a movimentação dos mercados mundiais.

Às 11:33, o Ibovespa anotava valorização de 1,35%, a 120.708,60 pontos. O giro financeiro da sessão era de 8 bilhões de reais.

Os preços do petróleo tocaram o maior nível desde o final de fevereiro. O índice de blue-chips da China teve a sexta sessão seguida de alta, fechando na máxima em 13 anos. Na mesma toada, cotações de metais, como o cobre, atingiam novos recordes em anos.

Segundo especialistas do mercado, esse movimento reflete sobretudo a percepção de que as condições econômicas globais estão se estabilizando, à medida que os governos devem passar de estímulos monetários emergenciais para maiores gastos, como em projetos de infraestrutura.

Essa leitura foi sedimentada com a vitória democrata para dois assentos no Estado norte-americano da Georgia, o que na prática dá o comando das duas casas legislativas ao partido do presidente eleito dos Estados Unidos, Joe Biden, cujo perfil é esperado para ampliar investimentos em obras.

“O ambiente global deve fazer a bolsa brasileira subir”, resumiu a equipe de gestão da SulAmérica Investimentos, em relatório.

No plano doméstico, expectativas maiores de normalização gradual da economia cresceram com informações ligadas a vacinas contra a Covid-19. O Ibovespa ganhou força após a Folha de S.Paulo publicar que a Coronavac, imunizante desenvolvido pelo Instituto Butantan com a chinesa Sinovac, tem eficácia de 78%.

DESTAQUES

– USIMINAS subia 4,6%, liderando os ganhos entre papéis do setor de siderurgia e mineração, acompanhando a escalada global dos preços de metais. CSN ganhava 3,9%, enquanto Gerdau tinha alta de 3,4%.

– PETROBRAS PN tinha valorização de 1,9%, na esteira do avanço do petróleo, após decisão unilateral de redução da produção da Arábia Saudita e expectativa de maior crescimento global.

– BRASKEM era valorizada em 1,6%. A petroquímica anunciou pela manhã que a Braskem Idesa retomou parcialmente a produção de polietileno no México.

– KLABIN crescia 4,2%. A produtora de papel e celulose captou na véspera 500 milhões de dólares em títulos de 10 anos atrelados a metas de sustentabilidade.

tagreuters.com2021binary_LYNXMPEH060ZX-BASEIMAGE

To Top