Asia

Minério de ferro sobe na China com demanda de reabastecimento

Por Enrico Dela Cruz

MANILA (Reuters) – Os contratos futuros do minério de ferro negociados na China subiram pela sexta sessão consecutiva nesta sexta-feira, marcando seu primeiro ganho semanal desde meados de dezembro, com siderúrgicas e tradings reabastecendo seus estoques do ingrediente siderúrgico antes do feriado do Ano Novo Lunar.

Os participantes do mercado também ficaram atentos ao surto de Covid-19 na província chinesa de Hebei, perto de Pequim, disseram analistas e traders.

O minério de ferro na bolsa de Dalian encerrou as negociações com alta de 2,3%, a 1.067 iuanes (165,04 dólares) por tonelada, após ter atingido 1.079 iuanes, o maior valor desde 22 de dezembro.

A demanda de reabastecimento empurrou os preços spot do minério de ferro na China para 172,50 dólares a tonelada na sexta-feira, segundo dados da consultoria SteelHome,, perto do pico de nove anos atingido no mês passado (175 dólares).

As autoridades chinesas fecharam alguns acessos de uma rodovia que liga Pequim a Shijiazhuang, capital da província de Hebei, que está lutando contra um surto de infecções por coronavírus.

“Como é uma grande província (produtora de aço), as mudanças nas operações das usinas siderúrgicas e na logística causarão flutuações no mercado de aço e futuros”, disseram analistas da Sinosteel Futures em nota.

tagreuters.com2021binary_LYNXMPEH070NB-BASEIMAGE

To Top