Meu INSS pode suspender os descontos na aposentadoria
Benefícios

Meu INSS pode suspender os descontos na aposentadoria

Agências do INSS

Meu INSS pode suspender os descontos na aposentadoria. Descontos de mensalidades de associações e sindicatos em benefícios do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) passaram a contar com regras que permitem o bloqueio pelo aposentado ou pensionista no final do ano passado.

O procedimento para barrar esse tipo de débito pode ser realizado de forma mais precisa e segura se o beneficiário aprender como o fazer no Meu INSS.
O Meu INSS é uma central de serviços para segurados e beneficiários da Previdência Social disponível na internet por meio de aplicativo ou pelo site meu.inss.gov.br.

Depois de cadastrar uma senha, o usuário da plataforma terá acesso a praticamente todas as informações sobre suas contribuições e benefícios.
Para quem já recebe uma renda do instituto, é fundamental adquirir o hábito de utilizar esse sistema para realizar a consulta ao extrato de pagamento.

Médicos do INSS
RIO DE JANEIRO, RJ 25.09.2020: INSS-SERVIÇOS – Em atendimento a Recurso da Advocacia-Geral da União (AGU), o Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1) determinou que médicos peritos do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que não compõem grupos de risco para a covid-19 devem retornar aos locais de atendimento para desenvolver trabalho presencial. Movimentação na área externa da agência do INSS situada em Copacabana, zona sul da cidade, nesta sexta-feira (25). Esta agência de Copacabana está apta para retomar com atendimento presencial. (Foto: Andre Melo Andrade/Immagini/Folhapress)

É por meio desse serviço que o cidadão descobrirá se está sofrendo débitos na sua renda devido à cobrança de mensalidades ou ao pagamento de empréstimos consignados.

Nos casos de mensalidades associativas, é possível verificar o nome da instituição que realiza os descontos e o número do contrato.

Com essas informações, o beneficiário poderá utilizar o próprio Meu INSS para realizar o bloqueio (veja os detalhes ao lado).

O aposentado ou pensionista deve ficar atento: a mensalidade da associação, uma vez autorizada e se não for bloqueada, poderá ser cobrada durante três anos antes que a entidade precise renovar o contrato.

To Top