OAB vê 'intimidação da imprensa' em pedido do ministro da Justiça para investigar Ruy Castro
Últimas Notícias

OAB vê ‘intimidação da imprensa’ em pedido do ministro da Justiça para investigar Ruy Castro

portalmixvalenoticias-1280x728-1

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) considera o pedido feito pelo ministro da Justiça, André Mendonça, para que seja aberto um inquérito policial para investigar os jornalistas Ruy Castro e Ricardo Noblat “mais uma atitude deste governo de intimidação da imprensa e contra a liberdade de expressão”.

“Criminalizar opiniões, parábolas ou críticas ao governante não é admissível dentro do Estado de direito”, afirma o Observatório da Liberdade de Imprensa da OAB. “Goste-se ou não dos artigos, é preciso maturidade democrática para conviver com críticas.”

Mendonça afirmou no domingo (10) que solicitará a abertura de um inquérito policial contra Castro, colunista do jornal Folha de S.Paulo, e Noblat, da Veja, após o primeiro publicar um texto crítico ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e o segundo replicar trecho do conteúdo no Twitter.

“Se Trump optar pelo suicídio, Bolsonaro deveria imitá-lo. Mas para que esperar pela derrota na eleição? Por que não fazer isso hoje, já, agora, neste momento? Para o bem do Brasil, nenhum minuto sem Bolsonaro será cedo demais”, escreveu Ruy Castro em sua coluna do domingo.

​Em julho do ano passado, o ministro também solicitou que a PF investigasse o colunista da Folha de S.Paulo Hélio Schwartsman por conta o texto “Por que torço para que Bolsonaro morra”. ​

To Top