Suprema corte da Índia critica governo por impasse com agricultores
Agro

Suprema corte da Índia critica governo por impasse com agricultores

Por Suchitra Mohanty

NOVA DÉLHI (Reuters) – A Suprema Corte da Índia criticou o governo do país nesta segunda-feira por não conseguir quebrar um impasse com agricultores, que estão protestando contra as reformas do setor agrícola local.

Dezenas de milhares de agricultores têm acampado nos arredores da capital indiana, Nova Délhi, há mais de um mês, e prometeram marchar duante as celebrações do Dia da República, em 26 de janeiro, contra o que veem como leis que beneficiam grandes compradores privados às custas dos produtores.

O presidente do tribunal, Sharad Arvind Bobde, disse em audiência nesta segunda que o confronto prolongado está causando angústia nos agricultores.

“Estamos extremamente decepcionados pela maneira como o governo está lidando com tudo isso”, disse Bobde.

“Nós não sabemos que processo consultivo vocês seguiram antes das leis. Muitos Estados estão em rebelião.”

Ele voltou a sugerir que o governo interrompa a legislação enquanto as preocupações dos agricultores são ouvidas, e disse que a corte vai aprovar ordens caso os dois lados permaneçam em um impasse.

O governo do primeiro-ministro Narendra Modi afirma que a legislação visa modernizar um sistema agrícola antiquado, que sofre com desperdícios colossais e gargalos na cadeia de oferta.

(Reportagem de Suchitra Mohanty)

tagreuters.com2021binary_LYNXMPEH0A1GC-BASEIMAGE

To Top