Condição da safra de soja no Paraná melhora com chuvas mais constantes, diz Deral
Agro

Condição da safra de soja no Paraná melhora com chuvas mais constantes, diz Deral

Por Gabriel Araujo

SÃO PAULO (Reuters) – A condição das lavouras de soja 2020/21 no Paraná voltou a melhorar ao longo da última semana, com 82% das áreas sendo classificadas como boas, avanço de 3 pontos percentuais em relação à semana anterior, disse o Departamento de Economia Rural (Deral) nesta terça-feira.

De acordo com o órgão ligado ao governo paranaense, as lavouras em condições médias são 15% da área, contra 17% na semana passada, enquanto as vistas como ruins atingem 3%, mesmo nível visto no relatório anterior.

No mesmo período do ano passado, 88% das lavouras de soja do Paraná estavam em condições boas, e 2% em situação ruim.

A melhora nas condições ante a semana passada é reflexo do retorno das chuvas com uma melhor constância nos campos paranaenses, segundo o economista Marcelo Garrido, do Deral.

“A gente teve uma umidade melhor nas últimas semanas, e isso está refletindo em uma recuperação, uma melhor condição das lavouras”, disse Garrido à Reuters.

“Isso está animando um pouco os produtores e o pessoal está torcendo para que essas condições continuem, para que possam garantir uma safra com boa produtividade”, acrescentou.

A maior parte das áreas da oleaginosa está em fase de frutificação (44%), seguida por floração (43%) e desenvolvimento vegetativo (10%). Na semana anterior, predominava a fase de floração, com 42%, conforme os dados do Deral.

O plantio de soja terminou em dezembro no Estado, segundo maior produtor da oleaginosa no Brasil, atrás somente de Mato Grosso. Atualmente, o Deral estima a safra de soja 2020/21 do Paraná em 20,38 milhões de toneladas, queda de 2% em relação à safra anterior.

Em relação ao milho primeira safra, 79% das lavouras foram classificadas como boas pelo Deral, com 16% em situação média e 5% em estado ruim, mantendo os mesmos níveis vistos no relatório anterior.

tagreuters.com2021binary_LYNXMPEH0B1I0-BASEIMAGE

To Top