Indonésia recupera gravador de dados de voo do avião da Sriwijaya Air
Asia

Indonésia recupera gravador de dados de voo do avião da Sriwijaya Air

Por Agustinus Beo Da Costa e Fransiska Nangoy

JACARTA (Reuters) – Mergulhadores indonésios recuperaram na terça-feira do fundo do mar o gravador de dados de voo (FDR) de um avião da Sriwijaya Air que caiu no mar de Java com 62 pessoas a bordo no fim de semana, disseram autoridades.

Os mergulhadores também encontraram um sinalizador separado, aumentando as esperanças de que o gravador de voz da cabine (CVR) ao qual ele estava conectado possa ser encontrado em breve e revelar o que fez o avião perder o controle momentos após a decolagem.

“Temos certeza de que, como o sinalizador que estava preso ao gravador de voz da cabine também foi encontrado na área, então, a confiança é grande para que o gravador de voz da cabine seja encontrado em breve”, disse o chefe militar Hadi Tjahjanto em entrevista coletiva.

Com poucas pistas imediatas sobre o que aconteceu depois da decolagem, os investigadores apostam muito nos gravadores de voo para determinar o que deu errado.

O avião Boeing 737-500 mergulhou no mar no sábado, quatro minutos depois de decolar do aeroporto principal de Jacarta e desaparecer das telas do radar.

Em 2018, 189 pessoas morreram quando um Lion Air Boeing 737 MAX mergulhou no mar de Java logo após decolar de Jacarta. O jato que caiu no sábado tinha um design bem diferente.

O Comitê Nacional de Segurança no Transporte (KNKT) espera baixar os dados do gravador de dados dentro de dois a cinco dias, disse seu chefe, Soerjanto Tjahjono.

(Reportagem adicional de Tabita Diela)

tagreuters.com2021binary_LYNXMPEH0B12U-BASEIMAGE

To Top