Benefícios

Perde multa de 40% do FGTS quem faz adesão ao saque aniversário?

Perde multa de 40% do FGTS quem faz adesão ao saque aniversário? Modalidade não dá direito ao saque do fundo em caso de demissão e isso é motivo de arrependimento para quem optou pelo saque aniversário do FGTS sem conhecer bem as regras.

Muitos trabalhadores têm aderido ao saque-aniversário ansiosos por terem acesso a uma parte do dinheiro do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) anualmente, sem se atentarem a um detalhe muito importante, ainda mais em época de pandemia e aumento do desemprego: o saque-aniversário impede o trabalhador de receber a totalidade do dinheiro do fundo em caso de demissão.

Mas não tem jeito: uma vez que o trabalhador dê seu consentimento ao saque-aniversário, não adianta se arrepender: ele terá de esperar cumprir uma carência de 24 meses.

É o que explica a Caixa Econômica Federal:

“A partir de 1º de janeiro de 2020, a opção realizada pelo sistemática de saque do FGTS tem efeito imediato. Neste caso, se o trabalhador fez opção pelo saque-aniversário e solicitar mudança para saque-rescisão, a alteração surtirá efeito no primeiro dia do 25º mês subsequente ao da solicitação.”

Ou seja: se for demitido, vai passar dois anos sem acesso ao valor total depositado no fundo.

saque aniversário do fgts
saque aniversário do fgts

E o que acontece enquanto não volta o saque-rescisão do FGTS?

Mas o que acontece durante esse tempo? O trabalhador vai ficar sem saque-rescisão e também sem o dinheiro do saque-aniversário?

Não. Enquanto durar a carência de 24 meses para poder voltar ao saque-rescisão, o trabalhador que fizer a opção pelo saque-aniversário poderá sacar um percentual do saldo do FGTS, acrescido de uma parcela adicional, anualmente.

Confira os porcentuais que o trabalhador poderá sacar anualmente em caso de adesão ao saque-aniversário:

Quanto mais dinheiro no fundo, menor o porcentual

E a multa de 40% do FGTS, perde também?

Não. Se ocorrer a rescisão do contrato de trabalho no período de vigência do saque-aniversário o trabalhador poderá sacar o valor da multa rescisória, quando devida.

Fonte: R7

To Top