Economia

Bolsas ampliam ganhos pelo 3º dia, problemas políticos afetam a Itália

Por Sruthi Shankar

(Reuters) – As ações europeias subiram pela terceira sessão consecutiva nesta quinta-feira, com o avanço nos papéis de tecnologia, a esperança de um grande estímulo sob a presidência de Joe Biden nos Estados Unidos e dados positivos acerca da exportação da China melhorando o sentimento.

O índice pan-europeu STOXX 600 subiu 0,7%, atingindo novas máximas desde fevereiro de 2020, com os papéis nos setores de mineração, automobilístico e viagens entre os de melhor desempenho.

Biden deve divulgar nesta quinta-feira sua proposta de pacote de estímulo, projetado para alavancar a economia norte-americana, atingida pela pandemia, com um resgate econômico que pode ultrapassar o valor de 1,5 trilhão de dólares. As exportações chinesas cresceram mais do que o projetado em dezembro, enquanto a economia alemã encolheu menos do que o esperado, a 5,0% em 2020, uma vez que uma forte resposta do Estado ajudou a limitar os impactos causados ​​pela pandemia da Covid-19.

Ainda assim, os investidores temem que os últimos lockdowns induzidos pelo coronavírus no continente europeu possam retardar ainda mais a recuperação, mesmo com o início dos programas de vacinação.

“Entramos no ano com a visão de que as vacinas entrariam em ação na primeira metade do ano e o crescimento econômico deveria se recuperar materialmente. Obviamente, isso tende mais para a segunda metade do ano”, disse Nick Peters, gerente de portólio multi-ativos da Fidelity International.

Preocupações políticas atingiram o índice italiano FTSE MIB, com queda de 0,5%, depois que o ex-premiê Matteo Renzi retirou seu pequeno partido Itália Viva da coalizão governista, afundando o governo do primeiro-ministro, Giuseppe Conte, em desacordos sobre financiamento.

. Em LONDRES, o índice Financial Times valorizou-se 0,84%, a 6.801 pontos.

. Em FRANKFURT, o índice DAX tinha alta de 0,35%, a 13.988 pontos.

. Em PARIS, o índice CAC-40 ganhou 0,33%, a 5.681 pontos.

. Em MILÃO, o índice Ftse/Mib teve queda de 0,47%, a 22.637 pontos.

. Em MADRI, o índice Ibex-35 registrou alta de 0,14%, a 8.372 pontos.

. Em LISBOA, o índice PSI20 valorizou-se 0,47%, a 5.115 pontos.

tagreuters.com2021binary_LYNXMPEH0D1CF-BASEIMAGE

To Top