Brasil

Instituto alemão de vacinas elogia eficácia de imunizante da AstraZeneca

Por Ludwig Burger

FRANKFURT (Reuters) – O chefe do regulador de vacinas da Alemanha descreveu nesta quinta-feira a taxa de eficácia da vacina da AstraZeneca contra Covid-19 como excelente, depois que alguns cientistas australianos expressaram ceticismo sobre sua eficácia.

Em comentário durante entrevista coletiva online, o presidente do Instituto Paul Ehrlich, da Alemanha, Klaus Cichutek, disse que houve algum debate sobre o melhor padrão de uso da vacina.

“Ainda assim, a eficácia continua notável e excelente”, disse ele, citando dados.

A vacina da AstraZeneca, codesenvolvida com a Universidade de Oxford, demonstrou em um ensaio ter eficácia de pelo menos 62%, com o regulador de saúde britânico identificando uma eficácia de 80% sob um determinado padrão de administração.

Isso se compara à eficácia de cerca de 95% para as vacinas desenvolvidas pela Pfizer e a parceira BioNTech, e pela Moderna.

Alguns cientistas australianos propuseram adiar a inoculação em massa usando a vacina da AstraZeneca e considerar uma injeção diferente.

Os órgãos da União Europeia avaliam e aprovam as vacinas contra Covid-19 para uso na Alemanha, mas o Instituto Paul Ehrlich está envolvido nesse processo, juntamente com outras agências nacionais dos Estados-membros.

(Reportagem de Ludwig Burger)

tagreuters.com2021binary_LYNXMPEH0D0ZR-BASEIMAGE

To Top