Agro

Preços de petróleo caem mais de 2% por lockdowns na China e preocupação com estímulos

Por Jessica Resnick-Ault

NOVA YORK (Reuters) – Os preços do petróleo caíram mais de 2% nesta sexta-feira, com ambos os contratos acumulando perdas na semana, à medida que preocupações com a imposição de lockdowns em cidades da China por causa de surtos de coronavírus ofuscaram um rali guiado por fortes dados de importação do país.

O petróleo Brent fechou em queda de 1,32 dólares, ou 2,3%, a 55,10 dólares por barril, enquanto o petróleo dos Estados Unidos (WTI) recuou 1,21 dólar, ou 2,3%, para 52,36 dólares o barril.

Ambas as referências, que chegaram a atingir os maiores patamares em quase um ano no começo da semana, registraram suas primeiras perdas semanais em três semanas, com o Brent cedendo 1,6% e o WTI recuando cerca de 0,4% no período.

Embora os produtores enfrentem desafios sem precedentes para equilibrar as equações de oferta e demanda, com cálculos envolvendo programas de vacinação e lockdowns, os contratos têm sido impulsionados pelas altas dos mercados acionários e pela desvalorização do dólar, que torna o petróleo mais barato, além da forte demanda chinesa.

Mas esses pontos positivos foram colocados em dúvida nesta sexta-feira, diante da alta do dólar e da intensificação de medidas de lockdown pela China.

Um pacote de alívio de quase 2 trilhões de dólares anunciado pelo presidente eleito dos EUA, Joe Biden, pode aumentar a demanda por petróleo no maior consumidor global da commodity. Ainda assim, alguns analistas afirmam que o movimento pode não ser suficiente para alimentar a demanda.

“Em termos de demanda, a Ásia tem sido o único ponto positivo”, disse John Kilduff, sócio da Again Capital Management em Nova York. “Esse novo lockdown está atingindo o coração da demanda na Ásia. É um problema.”

(Reportagem adicional de Noah Browning e Aaron Sheldrick)

tagreuters.com2021binary_LYNXMPEH0E1IK-BASEIMAGE

To Top