Preços do trigo para exportação na Rússia saltam antes de tarifa entrar em vigor
Agro

Preços do trigo para exportação na Rússia saltam antes de tarifa entrar em vigor

Preços do trigo para exportação na Rússia saltam antes de tarifa entrar em vigor

MOSCOU (Reuters) – Os preços do trigo para exportação na Rússia tiveram forte alta na semana passada, antes que uma nova tarifa sobre os embarques do país –um dos maiores exportadores globais do cereal– entre em vigor em meados de fevereiro, disseram analistas nesta segunda-feira.

O governo russo tenta limitar a inflação dos alimentos no país, desencadeada pela crise da Covid-19, por meio da introdução de uma série de taxas sobre as exportações de grãos, incluindo a tarifa de 25 euros por tonelada imposta para o trigo para o período de 15 de fevereiro a 1º de março, que deve dobrar a partir do início de março.

O trigo russo com 12,5% de proteína para embarques nos portos do Mar Negro e fornecimento antes da metade de fevereiro atingiu 298 dólares por tonelada (FOB) ao final da semana passada, alta de 23 dólares em relação à semana anterior, disse a consultoria agrícola Ikar em nota.

A Sovecon, outra consultoria de Moscou, disse que o preço do trigo subiu 25 dólares, para 286 dólares por tonelada, enquanto a cevada avançou 11 dólares, a 231 dólares a tonelada.

“Parece que muitos operadores continuam vendidos e estão com pressa para obter os grãos e despachá-los antes de 15 de fevereiro”, acrescentou a Sovecon.

A Ikar reduziu nesta segunda-feira sua previsão para as exportações de trigo da Rússia em 2020/21, agora estimadas em 37,5 milhões de toneladas, de 38,5 milhões de toneladas anteriormente esperadas.

(Reportagem de Polina Devitt)

tagreuters.com2021binary_LYNXMPEH0H15O-BASEIMAGE

To Top