Benefício do INSS não será cortado até março
Benefícios

Benefício do INSS não será cortado até março

INSS pode aumentar aposentadoria de trabalhador

Benefício do INSS não será cortado até março. Aposentados e pensionistas do INSS que não fizeram a prova de vida entre março de 2020 e fevereiro deste ano não terão seus benefícios bloqueados no INSS, segundo nota publicada nesta quarta-feira (20) pelo órgão.

A portaria 1.266, publicada no “Diário Oficial da União” desta quarta, prorroga a interrupção do bloqueio de pagamentos de benefícios até o fim de março.

Entre os fatores que pesaram na decisão do INSS para a manutenção da dispensa da renovação de senha está o aumento das internações por Covid-19, de acordo com fontes do instituto que anteciparam à reportagem que a exigência de prova de vida não seria retomada ao final deste mês.

Frequentar agências bancárias durante a crise sanitária expõe o cidadão ao risco de contágio pelo novo coronavírus.

O INSS destacou, porém, que a rede bancária que paga os benefícios permanece obrigada a realizar a renovação de senha dos beneficiários que quiserem fazer o procedimento.

Em situações normais, a prova de vida é feita pelo segurado anualmente para comprovar que ele está vivo e garantir que o benefício continue sendo pago.

Bradesco, Banco do Brasil, Caixa, Itaú e Santander confirmaram que estão realizando a prova de vida no INSS.

Cada instituição bancária tem procedimentos próprios para a realização do serviço, como definição de calendários de convocação e horários preferenciais para o atendimento a pessoas do grupo de risco para a Covid-19, como idosos e doentes crônicos. Quanto aos horários, podem existir diferenças até mesmo em relação ao bairro ou à cidade.

Enquanto a pandemia não perder força, é possível que a dispensa da prova de vida seja mantida por mais tempo.

Chefias do órgão avaliam que, embora a renovação de senha ocorra na rede bancária, a retomada da obrigatoriedade levaria milhares de segurados a comparecer espontaneamente às agências da Previdência no INSS.

To Top