Benefícios

Multas e IPVA no Detran podem ser parcelados no cartão de crédito

Multas e IPVA no Detran podem ser parcelados no cartão de crédito. Os motoristas que têm multas atrasadas e débitos de veículos ou de IPVA poderão pedir o parcelamento da dívida em até 12 vezes no cartão de crédito, ou ainda pagar com o débito. A medida chegou a ser anunciada em dezembro de 2018, mas foi suspensa logo após o lançamento. O relançamento do parcelamento foi autorizado e já pode ser realizado pelos usuários com empresas financeiras credenciadas ao Detran.

Além das multas, IPVA e taxa de licenciamento, outros débitos dos veículos também poderão ser parcelados nas mesmas condições, como o seguro Dpvat.

De acordo com Detran, o valor mínimo da parcela para o proprietário do veículo parcelar sua dívida em 12 vezes no cartão de crédito é de R$ 50. O parcelamento está disponível no site do Detran, e é preciso escolher uma das empresas credenciadas para fazer o serviço. Há, também, totens para fazer o parcelamento na sede na Avenida Presidente Vargas, no Centro do Rio.

“Certamente é oportunidade para as pessoas reorganizarem suas finanças, desafogando as pendências das multas e evitando as consequências de uma inadimplência”, explicou o presidente do Detran.RJ, Adolfo Konder.

Segundo o Detran, após efetuado o acordo com o agente financeiro, a quitação dos débitos deverá ocorrer em até 30 dias. Depois deste prazo, o motorista poderá regularizar a situação do veículo. Ainda segundo o órgão, as condições de parcelamento, como cobrança de taxa de juros e prazo de pagamento, serão negociadas entre o proprietário do veículo e a financeira.

Para saber quais são os débitos pendentes e verificar as possibilidades de parcelamento, o motorista precisa informar a placa e o número de Renavam do veículo, assim como apresentar a identidade e o CPF.

Débitos que não podem ser parcelados

Não poderão ser pagos de forma parcelada, no cartão, os débitos antigos já inscritos na Dívida Ativa, assim como os inscritos em cobrança administrativa e os pagamentos referentes a veículos licenciados em outros estados.

Passo a passo

– Acessar o site do Detran

– Clicar no menu “Infrações”

– Acessar o item “Pagamento de Débitos”

– Em seguida em“Parcelamento de Multas (cartão)”

– Clique no link das empresas credenciadas para dar prosseguimento ao serviço.

– É preciso ter os dados pessoais do proprietário e do veículo, como placa e Renavam, para ter acesso a consulta de débitos.

– Em seguida serão disponibilizadas todas as multas e taxas (licenciamento, Dpvat e IPVA) em aberto e que podem ser parceladas.

– Basta selecionar os débitos que gostaria de quitar e em seguida realizar o pagamento via cartão de crédito (em até 12x) ou débito.

Fonte: Globo – Extra

To Top