Economy

Polícia detém 100 em Amsterdã após protesto contra bloqueio, toque de recolher

AMSTERDÃ (Reuters) – A polícia holandesa usou canhões de água, cães e policiais montados para dispersar um protesto no centro de Amsterdã neste domingo contra as restrições do lockdown adotado por causa do coronavírus e deteve mais de 100 pessoas por atirar pedras e fogos de artifício.

A manifestação na Praça do Museu da cidade, que violou a proibição de reuniões públicas, ocorreu um dia depois de o governo adotar um toque de recolher noturno pela primeira vez desde a Segunda Guerra Mundial.

Os manifestantes, organizados em parte por proprietários de restaurantes, cansados das medidas de bloqueio de longa duração do país, carregaram uma faixa dizendo “Pare o lockdown”.

Temendo um motim ou um evento de propagação de uma doença, o prefeito Femke Halsema designou a praça como uma “zona de alto risco” e deu à polícia o poder de revistar preventivamente as pessoas em busca de armas.

A polícia esvaziou a praça depois que as pessoas ignoraram as instruções para sair e detiveram aqueles que os atacaram com pedras e fogos de artifício nas ruas próximas, disse o gabinete do prefeito.

O Parlamento votou por pouco na semana passada para aprovar o toque de recolher, influenciado por afirmações de que uma variante do Covid-19 identificada pela primeira vez no Reino Unido estava prestes a causar um novo aumento de casos. Em geral, as novas infecções no país vêm diminuindo há um mês e caíram novamente neste domingo, para 4.924 novos casos.

Na noite de sábado, a polícia prendeu 25 pessoas em todo o país e aplicou 3.600 multas por violações do toque de recolher.

A polícia disse que os presos se recusaram a voltar para casa ou cometeram atos de violência. Um grupo de jovens da vila de pescadores de Urk jogou fogos de artifício e pedras contra a polícia e incendiou um centro de testes temporário da Covid-19.

As exceções ao toque de recolher, que vai até 9 de fevereiro, incluem emergências médicas, pessoas realizando tarefas essenciais e pessoas passeando com seus cachorros. Os infratores podem ser multados em 95 euros.

Escolas e lojas não essenciais na Holanda foram fechadas desde meados de dezembro, após o fechamento de bares e restaurantes dois meses antes.

A Holanda foi o último país da União Europeia a iniciar a vacinação e, até agora, vacinou um total de 77.000 médicos e enfermeiras em um país de 18 milhões de habitantes.

(Reportagem de Toby Sterling)

To Top