Agro

Agricultores indianos protestam com caravana de tratores antes de feriado local

Por Manoj Kumar

NOVA DÉLHI (Reuters) – Caravanas de tratores obstruíram uma importante rodovia no norte da Índia nesta segunda-feira, à medida que dezenas de milhares de produtores –em protesto contra reformas agrícolas locais– chegam à capital Nova Délhi antes do Dia da República.

A polícia indiana disse estar preparada para lidar com as multidões.

A Índia comemora sua fundação como república na terça-feira, com um desfile militar no centro histórico da cidade, mas os agricultores, que exigem que os esforços de desregulamentação promovidos pelo governo do primeiro-ministro Narendra Modi sejam revertidos, planejam sua própria demonstração pacífica de força.

A polícia de Nova Délhi afirmou que os manifestantes foram instruídos a utilizar três rotas principais para a caravana de tratores, cuja realização foi definida após seis dias de negociações envolvendo líderes agrícolas.

No entanto, há preocupações de que “pessoas antinacionais” possam tentar causar problemas durante o protesto, disse a jornalistas o comissário da polícia de Nova Délhi, S. N. Shrivastava.

“Estamos cientes de tudo isso e tomaremos qualquer ação necessária”, afirmou Shrivastava. “Tenho confiança de que tudo vai ocorrer pacificamente.”

Na Rodovia Nacional 44, alto-falantes tocavam canções antigoverno enquanto a longa marcha de veículos avançava, abastecida por dezenas de cozinhas comunitárias que distribuem refeições e bebidas quentes em meio ao frio do inverno local.

“Vamos dar a Modi uma lição da qual ele nunca vai se esquecer”, disse um dos manifestantes, proveniente do distrito de Ludhiana, em Punjab, que dirigia seu próprio trator. O agricultor de 35 anos, que cultiva 4 hectares, pediu para não ser identificado.

Os agricultores, advindos especialmente dos Estados de Punjab e Haryana, bloquearam acessos a Nova Délhi por cerca de dois meses em protesto contra três novas leis agrícolas do país –que, segundo eles, prejudicarão seus meios de subsistência e ajudarão grandes empresas.

Os sindicatos de agricultores pressionam pela revogação das leis, tendo rejeitado uma proposta do governo para suspender as medidas. O governo indiano afirma que as reformas vão introduzir medidas muito necessárias para o aumento da renda dos produtores.

(Reportagem adicional de Rajendra Jadav, em Mumbai, e Saurabh Sharma, em Lucknow)

tagreuters.com2021binary_LYNXMPEH0O18S-BASEIMAGE

To Top