Benefícios

Caixa Tem vira alvo de Golpes: Como evitar?

Caixa Tem vira alvo de Golpes: Como evitar? Golpistas estão usando o aplicativo oficial “Caixa Tem” para roubar o dinheiro do saque emergencial do FGTS.

Como o aplicativo não solicita confirmação de identidade, os golpistas usam um e-mail falso e têm acesso à conta as vítimas. A Caixa não diz quantas reclamações assim já recebeu, mas a Polícia Federal já está investigando.

O dinheiro era para bancar o tratamento estético dos dentes. Só que a professora Carla Medeiros correu atrás tarde demais: “Quando eu fui ao banco haviam feito a retirada desse valor”.

Ela descobriu que os saldos foram usados para pagar uma conta no Rio de Janeiro, no dia em que Carla estava trabalhando na cidade de Mateus Leme, Minas Gerais.

“Eu tive a impressão de que eles ficaram de olho em quem não retirou logo esse valor. Como eu demorei a olhar, eu acredito que eles aproveitaram desse período que eu não, deve ter dado a impressão que eu não conseguiria retirar”, diz Carla.

O golpe usa o aplicativo oficial Caixa Tem para roubar dinheiro do FGTS emergencial, depositado em contas ativas e inativas, destinado a ajudar trabalhadores durante a pandemia.

A maneira mais fácil de se proteger é chegar antes dos fraudadores, ou seja, o trabalhador tem que baixar o aplicativo, entrar com os dados pessoais, criar uma senha, consultar o saldo. E isso vale até para quem não tem a intenção de sacar o FGTS emergencial, porque a Caixa deixa o dinheiro de todo mundo disponível, por um tempo, para retirada em uma conta digital.

A grana do técnico em informática Gabriel Rocha da Silva Santos, morador da Grande BH, foi sacada mês passado na Bahia: “Muito chateado, porque não tem nem como não ficar, porque foi um prejuízo considerável, e, hoje em dia o pessoal já acha ruim de perder R$ 2, quem dirá R$1045”.

Ele procurou o banco, foi orientado a registrar ocorrência na polícia, para só depois pedir a contestação do saque. O primeiro pedido foi negado, mas ele recorreu e, por fim, a Caixa reconheceu o direito dele. “A internet, também, é muito difundida os dados das pessoas, principalmente se ela tiver tido algum processo ou algum cadastro público, você consegue, tanto o nome completo quanto CPF dela em minutos, buscando na internet”, diz.

A Caixa informou que os clientes podem contestar os saques a qualquer momento, nas agências do banco e que o beneficiário recebe o dinheiro de volta quando se comprova que houve fraude.

To Top