Agro

Índia eleva taxa sobre importação de óleo de palma

Por Rajendra Jadhav

MUMBAI (Reuters) – A Índia impôs uma taxa adicional sobre importações de óleo de palma, com o país, maior comprador de óleos vegetais do mundo, buscando financiar investimentos em infraestrutura agrícola por meio de cobranças sobre as aquisições, disse nesta segunda-feira o ministro das Finanças, Nirmala Sitharaman.

A tarifa sobre o óleo de palma bruto importado foi diminuída para 15%, de 27,5% anteriormente, mas a Índia estabeleceu uma taxa separada, de 17,5%, sobre as importações, explicou a ministra durante apresentação do orçamento para o ano fiscal 2021/22.

Essa contribuição extra visa providenciar recursos para “necessidades imediatas de melhoria na infraestrutura agrícola”, disse a ministra.

O aumento na taxa vai reduzir a diferença entre cobranças para óleo de palma e outros óleos vegetais, o que pode reduzir as importações de óleo de palma da Índia e potencialmente pressionar os preços do produto na Malásia.

Com as mudanças, a taxa efetiva sobre as importações de óleo de palma passa a ser de 35,75%, contra 30,25% antes, disse B.V. Mehta, diretor de uma associação do setor com sede em Mumbai, a Solvent Extractors’ Association.

A Índia também impôs uma contribuição de 20% sobre importações de soja e óleo de soja, mas cortou a tarifa alfandegária básica sobre ambas as commodities de 35% para 15%, o que na prática manteve o imposto de importação inalterado, disse a ministra.

As importações de óleo de palma da Índia têm aumentado desde dezembro de 2020, depois que o país reduziu seu imposto de importação sobre o produto para 27,5% no final de novembro.

A Índia compra óleo de palma da Indonésia e da Malásia, enquanto outros óleos, incluindo de soja e de girassol, vêm da Argentina, Brasil, Ucrânia e Rússia.

tagreuters.com2021binary_LYNXMPEH101IF-BASEIMAGE

To Top