Benefícios

Como fazer a Prova de Vida Digital do INSS e evitar bloqueio de benefícios!

Se você é aposentado ou pensionista do INSS sabe que precisa anualmente comprovar que está vivo para poder continuar recebendo os valores pagos pelo instituto de previdência.

Contudo, a Pandemia de Covid-19 atingiu também a Prova de Vida para os segurados e pensionistas do INSS.A princípio essa comprovação está suspensa até fevereiro/2021 em razão da Portaria nº1.266/2021, do Ministério da Economia/INSS, que definiu a interrupção do bloqueio de benefícios por falta de realização desse recadastramento.

Porém, com a portaria prestes a perder sua validade a prova de vida voltará a ser necessária, e agora poderá ser feita de forma digital, pelo celular.

Portanto, fique atento e não deixe para realizar o procedimento em cima da hora. Assim, você previne bloqueios de pagamento ou suspensão do seu benefício.

Agora, confira o passo a passo de como realizar a Prova de Vida Digital 2021 por meio do celular, acessando os aplicativos MEUINSS e MEUGOVBR.

E lembrando, o MEUINSS e o Gov.Br são aplicativos oficiais e gratuitos disponibilizados pelo Governo Federal não só para a realização da Prova de Vida do INSS, mas para acesso a diversos serviços como você poderá ver no menu inicial.

1º Passo: Instale o aplicativo MeuINSS e Meu Gov Br acessando a PlayStore (se o seu celular for sistema android) ou App Stores (se o seu celular for da Apple – iOS);

2º Passo: Faça seu login clicando no campo “Entrar” e acesse com seu CPF e Senha.

Se esqueceu a senha há possibilidade de gerar uma nova clicando no campo “Esqueci minha senha”, ou, se for o primeiro acesso no aplicativo, é possível criar uma senha clicando em “Cadastrar Senha”.

Observação: O login do aplicativo é o mesmo do site Meu INSS. Esse login único será o mesmo utilizado também para o Meu Gov.Br.

3º Passo: Após o login no aplicativo, você terá acesso ao menu do aplicativo MEUINSS com várias opções. Para dar início a prova de vida procure pela opção “Prova de vida”, e depois clique em “Iniciar a prova de vida”.

Observação: Se houver uma autorização pendente confirme os dados e clique em Autorizar;

4ºPasso: Agora você precisa dar continuidade pelo aplicativo MEU Gov.Br

Para continuação na prova de vida digital do INSS será necessário, portanto, instalar e acessar o MEU Gov.Br.

Estando já logado no MEUINSS o login no MEU Gov.Br será automático caso você inicie e conclua  todo processo de prova de vida de uma só vez.

Importante: o cidadão só conseguirá criar sua conta por este aplicativo se tiver Título de Eleitor ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH), pois será necessário comparar a foto com os documentos registrados na base do Governo.

5.ºPasso: Faça a autenticação da prova de vida

O passo posterior é autenticar a prova de vida pelo Meu Gov.Br. Para isso, basta clicar em “Autorizações”, “Autenticar” e “OK”.

6ºPasso: Informe seus dados: A prova de vida pelo Meu INSS cruza informações cadastrais que constam na base geral de dados do Governo Federal. E, assim como ocorre no processo convencional, é preciso informar algum documento que contenha uma foto, para comparação com a biometria facial.

Neste caso, o usuário poderá informar a data de emissão da CNH ou número do Título de Eleitor – conforme informado no cadastro anterior da senha.

7.ºPasso: Tire a foto frontal (selfie)

O último passo é fazer a foto do rosto, seguindo as instruções disponíveis na tela. Por questão de segurança, serão feitos vários registros. Em caso de erro na captura, aparecerá uma notificação na tela do aplicativo.

Pronto! A prova de vida pelo Meu INSS será concluída em poucos minutos, feita 100% em processo online pela internet. Sem necessidade de deslocamento e cada vez menos burocrática.

Por fim: Confirmação da prova de vida pelo Meu INSS.

Ao finalizar o processo e para garantir que está tudo certo, o segurado pode, se preferir, retornar ao aplicativo Meu INSS para conferir.

Para isso, é necessário clicar novamente em “Prova de Vida”. A mensagem de conclusão e aprovação, ou seja, de efetivação da prova de vida aparecerá na tela.

Quem fizer o processo de prova de vida online não terá que fazer qualquer outro e estará em dia com o cadastramento anual.

Por outro lado, quem não concluir o procedimento pode ter a aposentadoria ou pensão suspensos temporariamente ou o benefício bloqueado, até regularização.

Saiba mais sobre seus direitos em nosso Canal do Direito Trabalhista e Previdenciário.

Um abraço, e até a próxima.

Lucas Henrique Pinheiro Gomes. Acadêmico do curso de Direito pela faculdade Estácio de Sá; Pós-Graduando em Direito do Trabalho e Direito Processual do Trabalho pela EMATRA / INSTED. Visite nosso site: https://arraesecenteno.com.br/

To Top