Daimler vai cindir unidade de caminhões para focar em veículos elétricos e autônomos
Business

Daimler vai cindir unidade de caminhões para focar em veículos elétricos e autônomos

Daimler vai cindir unidade de caminhões para focar em veículos elétricos e autônomos

A montadora alemã Daimler planeja desmembrar a Daimler Truck, maior fabricante de caminhões e ônibus do mundo, para permitir que poder se concentrar em veículos com emissão zero e tecnologias de direção autônoma.

A decisão final sobre a cisão será tomada em assembleia extraordinária de acionistas que pode acontecer no final do terceiro trimestre e a empresa pode ser listada na bolsa de valores de Frankfurt até o final de 2021, disse a Daimler.

“Temos confiança na força financeira e operacional de nossas duas divisões de veículos”, disse o presidente-executivo da Daimler, Ola Kallenius, nesta quarta-feira.

A Daimler Truck entregou cerca de meio milhão de caminhões e ônibus a clientes em 2019 e gerou 40,2 bilhões de euros em receitas de caminhões e 4,7 bilhões de euros de ônibus.

“Estamos convencidos de que a administração e governança independentes permitirão que as unidades operem com ainda mais rapidez … e, portanto, sejam significativamente mais ágeis e competitivas”, acrescentou Kallenius.

Como suas rivais tradicionais Volvo, a unidade Traton, da Volkswagen, e a Paccar, a Daimler tem se movimentado para entrar no mercado de caminhões totalmente elétricos para competir com o aguardado modelo de caminhão da Tesla.

Fabricantes de caminhões e fornecedoras também estão trabalhando para implementar a tecnologia de direção autônoma.

Caminhões de longa distância geralmente seguem rotas previsíveis em rodovias, portanto, são vistos como uma maneira mais rápida de implantar sistemas de direção autônoma do que veículos que teriam que navegar pelas ruas das cidades.

Segundo a cisão planejada, uma participação majoritária significativa na Daimler Truck seria distribuída aos acionistas da Daimler.

((Tradução Redação São Paulo; + 11 5644-7712))

REUTERS AAP

tagreuters.com2021binary_LYNXMPEH121NS-BASEIMAGE

To Top