Africa

Filme nigeriano sobre insurgência islâmica almeja consagração no Oscar

Dez anos atrás, Desmond Ovbiagele desistiu da carreira em um banco de investimento para se dedicar ao sonho de fazer filmes. Agora o filme do diretor nigeriano sobre a insurgência jihadista em seu país tem chance de concorrer ao Oscar.

“The Milkmaid” conta a história de duas irmãs que são sequestradas de seu vilarejo durante um ataque fatal de militantes no nordeste da Nigéria – que o inscreveu como seu concorrente à lista de indicados ao prêmio de melhor filme estrangeiro.

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas anunciará os indicados ao Oscar no dia 15 de março.

“Mesmo ter chegado até aqui é um incentivo enorme para cineastas que não necessariamente querem contar os tipos de histórias mais comerciais”, disse Ovbiagele, que escreveu e dirigiu o filme, à Reuters em uma entrevista em Lagos, a capital comercial da Nigéria.

A insurgência do grupo militante Boko Haram já matou mais de 30 mil pessoas e forçou cerca de duas milhões a fugirem de casa desde 2009.

“Senti que era importante colocarmos algumas histórias de bastidores e algumas personalidades por trás de todas estas estatísticas de baixas”, disse Ovbiagele.

O título já conquistou cinco prêmios da Academia de Cinema da África, entre eles o de melhor filme. Embora a Nigéria seja um país que fala inglês, ele pode concorrer ao Oscar na categoria de melhor filme estrangeiro porque os personagens se tratam nas línguas locais hausa, árabe e fulfulde.

(Por Angela Ukomadu em Lagos e Abraham Achirga em Abuja)

tagreuters.com2021binary_LYNXMPEH13134-BASEIMAGE

To Top