Asia

Navio de guerra dos EUA navega perto de ilhas controladas pela China no Mar do Sul da China

Um navio de guerra dos Estados Unidos navegou nesta sexta-feira perto das Ilhas Paracel, controladas pela China, localizadas no Mar do Sul da China, uma região sob disputa, em uma operação de livre navegação, afirmou a Marinha dos Estados Unidos, a primeira missão desse tipo sob o comando do novo governo do presidente Joe Biden.

As Forças Armadas da China condenaram a ação, dizendo que haviam enviado unidades navais e aéreas para acompanhar e afastar o navio.

A movimentada via naval é um dos muitos pontos críticos das relações entre EUA e China, que incluem uma guerra comercial, sanções norte-americanas, Hong Kong e Taiwan.

A China está irritada por repetidas navegações dos EUA perto de ilhas que Pequim ocupa e controla no Mar do Sul da China. A China afirma que tem soberania irrefutável sobre as áreas e acusou Washington de deliberadamente acirrar as tensões.

A Sétima Frota da Marinha dos EUA afirmou que o contratorpedeiro Jonh S. McCain “reivindicou direitos de navegação e liberdade nas proximidades das Ilhas Paracel, consistentes com a lei internacional”.

A operação de livre navegação sustentou os direitos, as liberdades e o uso legal do mar, reconhecidos pela lei internacional, ao desafiar as “restrições ilegais sobre travessias inocentes, impostas por China, Taiwan e Vietnã”, disse.

A China assumiu controle total das Paracels em 1974 após uma curta batalha com as forças do Vietnã do Sul. O Vietnã, assim como Taiwan, continua a reivindicar as ilhas.

(Reportagem de Ben Blanchard)

tagreuters.com2021binary_LYNXMPEH140UU-BASEIMAGE

To Top